Antes de explorar os métodos para simplificar o planejamento da produção, é imperativo entender do que se trata o planejamento da produção. O planejamento da produção é o epicentro de um processo de manufatura com o objetivo de minimizar o tempo e os custos de produção e organizar e utilizar os recursos no local de trabalho de maneira eficiente. O planejamento da produção incorpora uma multiplicidade de elementos de produção, que vão desde as atividades diárias da equipe até a capacidade de realizar prazos de entrega precisos para o cliente. Com uma operação de planejamento de produção eficaz em seu núcleo, qualquer forma do processo de fabricação tem a capacidade de explorar todo o seu potencial. No entanto, não existe um padrão único de método de produção que seja universalmente aplicável a todos os tipos de sistemas de produção. O plano / estratégia de produção varia de uma empresa para outra.
Abordagens de planejamento de produção simplificado
Embora existam várias técnicas de planejamento de produção que podem ser empregadas com base nos requisitos da empresa, veja a seguir como usar as 3 abordagens de planejamento de produção amplas e simplificadas que são as melhores e mais relevantes.
Produção contínua - trata da produção de produtos padronizados com um conjunto padrão de processos, ou seja, por meio de uma série de etapas ou operações em antecipação à demanda. Essa estratégia é empregada principalmente em unidades onde grandes volumes de processamento são esperados. Este método também é conhecido como produção de fluxo de massa ou produção de linha de montagem. Embora menos recursos sejam necessários para a qualidade do produto e processos, maiores investimentos são necessários por meio de máquinas. Esses equipamentos e métodos especialmente projetados são usados para que os custos de produção mais baixos possam ser alcançados. Além disso, as tarefas realizadas pelos trabalhadores são fragmentadas em unidades muito menores, o que por sua vez ajuda a simplificar, eficiência e domínio do trabalho que precisa ser executado. Os exemplos incluem a montagem de motores de automóveis, refinarias de petróleo, fábricas de cimento, todos envolvendo grandes volumes.
Trabalho ou produção unitária - A produção é conforme as especificações do cliente; cada lote é composto de produtos semelhantes e é diferente dos outros lotes. Isso também é denominado como sistema em lote. O capital gasto em máquinas é relativamente menor em comparação com outros sistemas. Esta abordagem é dinâmica e flexível, podendo ser adaptada a alterações ou modificações no que diz respeito ao design do produto e tamanho do pedido sem muitos inconvenientes. Este sistema é melhor usado em indústrias onde produtos específicos são produzidos em quantidades especificadas de acordo com os requisitos dos clientes. Os sistemas de produção em lote são freqüentemente chamados de oficinas de trabalho.
Produção intermitente - Neste sistema, as mercadorias são produzidas em parte para atender aos pedidos dos clientes e em parte para manter um pequeno estoque para necessidades de emergência. Na abordagem de produção intermitente, os subelementos que compõem os produtos são feitos e armazenados como estoque; e pode ser usado em combinações diferentes para clientes diferentes. Por exemplo, impressoras ou fábricas de veículos ou produtos elétricos utilizam este sistema de produção. Este método também pode ser chamado de sistema "one-shot". Diante disso, os métodos de gestão para supervisionar a produção intermitente devem ser especialmente concebidos para conter os custos de produção dentro de níveis razoáveis.
No final, o objetivo final de qualquer planejamento de produção é o fornecimento e movimentação ininterrupta de mão de obra e matéria-prima, a utilização ideal de máquinas pesadas e equipamentos relacionados, a fim de trazer os resultados de fabricação desejados em termos de qualidade, quantidade, tempo e coloque. Uma produção bem planejada é a única maneira de conseguir todos eles.