Nos negócios, o cálculo de custos é sagrado! Todas as empresas, sejam elas grandes ou pequenas, estão interessadas em minimizar custos e maximizar lucros. Curiosamente, pode haver tantos tipos de sistemas de custeio quanto custos, e muitas vezes, muitos ficam confusos sobre qual método é realmente o certo para eles e, no processo, acabam gastando uma quantia significativa de dinheiro em escolhendo um sistema de custeio! Se você é uma daquelas almas confusas, tateando no escuro sobre os tipos de sistemas de custeio, aqui estão algumas informações que devem lhe trazer algum alívio!
Sistemas de custeio populares
Alguns dos sistemas de custeio mais conhecidos e populares que estão em uso hoje são os seguintes:
Custeio baseado em atividades ou ABC
Custo do ciclo de vida
Custos de processo
Cálculo de custos da ordem de serviço
Custeio de operação
Custos de retrolavagem
Esses 6 tipos de sistemas de custeio são discutidos em breve detalhes mais adiante neste artigo.
Custeio baseado em atividades ou ABC
Este é um dos tipos de sistemas de custeio mais amplamente utilizados. Como o próprio termo sugere, os custos são alocados com base na atividade e nos recursos necessários para concluir essas atividades. O método ABC de cálculo de custos é mais útil para empresas que são complexas e com várias camadas e onde há uma conexão clara de causa e efeito
Custo do ciclo de vida
Custo do ciclo de vida
O custo do estilo de vida analisa os custos incorridos durante todo o ciclo de vida de um produto - da concepção ao desaparecimento - do produto. A vantagem de usar esse tipo de sistema de custeio é que todos os custos podem ser alocados antecipadamente e o controle de custos pode ser aplicado a qualquer momento do ciclo do produto, inclusive após a venda do produto.
Custos de processo
Esse tipo de cálculo de custos é útil em negócios onde a linha de produtos é semelhante. Se for o processo ou método usado para produzir um determinado conjunto de produtos, os custos podem ser aplicados de forma semelhante em cada etapa do processo, desde a concepção até a produção real. Os custos médios de todos os processos de trabalho em andamento durante um período de tempo especificado são calculados neste tipo de custo.
Cálculo de custos da ordem de serviço
Os custos são calculados com base em ordens de serviço individuais, e não no ciclo do produto ou nas atividades. Este tipo de sistema de custeio é útil para empresas ou negócios que trabalham por encomenda. Por exemplo, fabricantes de roupas ou mercadorias produzidas em consignação.
Esta é uma extensão de dois tipos de sistemas de custeio discutidos anteriormente - custeio de processo e custeio de ordem de serviço. O sistema misto é usado principalmente em indústrias como manufatura têxtil, eletrônica, etc. Os custos diretos são aplicados usando o sistema de ordem de serviço, enquanto os custos indiretos são aplicados usando o sistema de custeio de processo.
Custos de retrolavagem
Sistemas aprovados
Este é um sistema de custeio que normalmente não é usado pela maioria das empresas. Nesse tipo de custeio, todos os custos não são aplicados como e quando necessário no ciclo de negócios. Em vez disso, alguns custos são impedidos de aplicar, com o resultado de que os estoques podem frequentemente ser subestimados. Este tipo de cálculo de custos não é considerado compatível com os sistemas de contabilidade padrão e aprovados.
Agora que você tem uma boa ideia sobre os diferentes tipos de sistemas de custos, pode buscar informações mais detalhadas consultando seu contador ou contador de custos, sem falar nas enormes quantidades de informações disponíveis online! Com isso, você deve ser capaz de tomar uma decisão com bastante conhecimento sobre como selecionar o tipo certo de sistema de custeio para as necessidades de seu negócio!