O que é um sistema de custeio? É uma forma de monitorar os gastos de uma entidade empresarial. Os sistemas de custeio são parte de um sistema mais amplo de contabilidade implantado em um ambiente de negócios. Eles são usados para estruturar e definir o preço de um produto ou para nomear o preço de um serviço que é prestado pela empresa. Os sistemas de custeio auxiliam no monitoramento dos custos de insumos, custos dematéria-prima, mão de obra, impostos, taxas e demais custos envolvidos no ciclo de produção de um produto, constituindo assim um custo-base para o produto. Essas técnicas também são úteis para determinar os custos de insumos para a prestação de serviços em uma indústria de serviços.
Faça negócios modernos
O que foi dito acima poderia passar por uma explicação leiga dos sistemas de custeio. No entanto, as técnicas envolvidas nos sistemas de custeio não são tão simples. A grande volatilidade nos ambientes de negócios e comércio, redução de custos e técnicas inovadoras de marketing e vendas tornam os negócios modernos uma besta complicada. Existem várias técnicas de sistemas de custeio e novas estão sendo desenvolvidas. Isso não só ajuda a controlar os custos de produção, mas também ajuda a reduzir o desperdício, otimiza a utilização do espaço e dos bens imóveis, sem comprometer o estoque pronto para manter o ciclo de produção em andamento de forma planejada.
Algumas das técnicas mais conhecidas em sistemas de custeio são discutidas abaixo...
Custeio por absorção
Essa técnica leva em consideração o custo de fabricação de um produto, os custos de venda e comercialização do produto e avalia os produtos acabados no estoque. É útil para determinar os custos indiretos variáveis e fixos dos produtos manufaturados. O planejamento inteligente e a adoção de métodos de fornecimento just-in-time ajudarão a conter os custos indiretos, otimizando assim o custo de produção.
Custeio do pedido de trabalho Este método permite o cálculo do custo de materiais e mão de obra para cada pedido de trabalho. O produtor poderia atribuir um custo indireto pré-determinado para cada pedido de serviço e incluí-lo na conta final para o cliente. Este método permite a alocação de custo para cada trabalho específico e, assim, ajuda a obter precisão na recuperação do custo de produção. Certamente ajudará a aplicar estritamente uma técnica de custeio de ordem de serviço para cada lote de produção para controlar o excesso de produção e reduzir as perdas. No setor de serviços, esse método pode ser chamado de técnica de custeio de processos.
Sistema baseado em custo de mão de obra
Custeio baseado em atividades Nesta técnica, o contador de custos leva em consideração o custo de cada uma das atividades [também conhecidas como direcionadores de custos] no cálculo do custo do produto. Este método é conhecido por ser avançado em relação ao sistema baseado em custos de mão de obra. Além disso, a técnica de custeio baseado em atividades baseia-se na premissa de que é a atividade de produção que consome os recursos e não o produto em si. Neste método, os custos não são alocados separadamente para produção, marketing, vendas e assim por diante. Em vez disso, considera a atividade, como processamento e pedido, serviço pós-venda, reparação de reclamação do cliente e assim por diante como componentes do cálculo de custos. Esse método é conhecido por ajudar a administração a saber onde o dinheiro está sendo gasto e quais atividades apresentam potencial de redução de custos.
Observe que esses são apenas alguns dos vários métodos populares. Escolha o caminho certo dependendo da natureza da atividade empresarial.