Como preparar um framework de análise competitiva?
Dr. Catarina Casanova Jr.
• 3 min de leitura
A análise competitiva é encontrada em todos os setores e orienta o proprietário na identificação de quais de seus produtos são fortes e quais são fracos. Isso está relacionado à comparação entre o produto de um concorrente e o seu próprio produto, que então se torna uma estrutura competitiva. Uma estrutura competitiva compara os dados de ambos os produtos de maneira simples e por meio de vários critérios.
Criar uma análise competitiva envolve muita preparação. Para a preparação do documento, deve-se decidir se o documento será em forma de tabela ou de texto. A difícil tarefa é estabelecer os limites para a definição de uma tarefa. A coleta de dados é direta, mas demorada. Pode ser mais simples se o propósito for identificado de antemão. Uma sessão de brainstorming da equipe seria conduzida. Isso revela o que você deseja obter da análise. Uma boa sessão de brainstorming influencia a equipe a definir uma agenda de pesquisa.
A análise competitiva compreende
A análise competitiva compreende uma declaração do propósito, a estrutura, que consiste nos critérios e nos concorrentes, e nos próprios dados. Existem diferentes camadas na análise para dar mais consistência ao documento. A primeira camada fornece detalhes sobre como abordar a análise. Esses detalhes incluem a finalidade do exame, o objetivo do curso é muito importante, os dados a serem analisados e a avaliação. Os dados devem ser significativos. Uma espécie de pano de fundo está incluída. Junto com o pano de fundo, vem o quadro competitivo.
Para ser competitivo, mesmo a análise mais simples exibe duas dimensões significativas: os concorrentes e os critérios. No estudo da análise competitiva, essa dimensão é chamada de arcabouço competitivo. O framework também tem o seu propósito: apresentar os dados em sua forma mais fácil, a fim de comparar os diferentes sites nos vários critérios. Quando uma mesa é formada durante a preparação do quadro competitivo, os critérios ficam ao longo da lateral da mesa enquanto os competidores percorrem toda a extensão do topo. Os critérios podem mudar do muito específico para o muito geral.
Estrutura de análise competitiva
O resultado da análise deve ser documentado como uma conclusão, não importa quão poucos sejam seus dados. A conclusão é importante para uma análise para que o cliente entenda. Cabe à sua interpretação permitir que os clientes leiam o que você deseja que eles entendam. Sua conclusão é traçar a direção parcial de seu projeto. A equipe de design confiaria nas conclusões que você anexou à estrutura de análise competitiva.
Dependendo de como você organiza e redige sua análise competitiva, se ela for muito ampla, possivelmente perderá a concentração. Conforme você expande a pesquisa para sua análise, seja adicionando mais concorrentes ou mais critérios, mais você deseja saber por que está fazendo a análise. Quando um propósito claramente declarado é incluído no próprio artigo, é um lembrete que ajuda o público do documento a compreender a estrutura para a análise. Você pode ser obrigado a escrever um plano de negócios detalhado, mas a análise competitiva ainda é importante.