Como preparar um plano de negócios?

O Plano Organizacional e o Plano Financeiro
É dividido em quatro partes, o Plano de Marketing, o Plano de Produção, o Plano Organizacional e o Plano Financeiro.

O plano de negócios é o seu modelo de negócios. Os investidores irão olhar para ele e avaliar sua viabilidade. Um plano de negócios bem preparado fornece uma descrição abrangente do desenvolvimento do seu negócio. Aqui está um exemplo do conteúdo do plano.

A primeira parte do plano de negócios é a Introdução. A introdução serve como uma observação inicial e como uma continuação para o Resumo Executivo. Ele fornece respostas para as seguintes perguntas: Como surgiu a ideia de negócio? O que te fez decidir arriscar neste? Quantas pessoas estão envolvidas neste empreendimento? Como isso vai contribuir para a economia? Ao escrever a introdução, você deve fazer com que os leitores fiquem curiosos sobre o seu negócio e clamem por mais informações sobre ele

Capacidades organizacionais

A segunda parte é o Sumário Executivo. Como o título conota, é uma breve narração de seu produto ou serviço que inclui sua estratégia de marketing, capacidade de produção, capacidades organizacionais e a viabilidade do negócio. Você pode citar aqui o retorno do investimento e as receitas após um determinado período. Nesta parte, você dará ao leitor uma ideia do que é o seu negócio e como você pode lucrar com isso.

A parte três é o corpo principal de seu plano de negócios. É aqui que pode encontrar o relato detalhado da sua empresa. É dividido em quatro partes, o Plano de Marketing, o Plano de Produção, o Plano Organizacional e o Plano Financeiro.

Fornece análise comparativa

O plano de negócios é o seu modelo de negócios
O plano de negócios é o seu modelo de negócios.

O Plano de Marketing contém o layout completo de sua estratégia de marketing ou os 4 P's de marketing (Produto, Preço, Embalagem e Local de distribuição). Isso significa que você tem que dar uma descrição detalhada do seu produto, sua tática de preços, como será o seu produto no mercado ou embalagem e por que deve ser assim e, finalmente, seu Plano de Distribuição. Onde você pretende disponibilizar seu produto ou serviço? Exemplos: lojas de departamentos, supermercados, lojas especializadas, etc. Também seria bom fornecer uma análise comparativa do produto do concorrente com o seu para mostrar sua vantagem entre os outros. Ao escrever esta parte, você deve convencer seu leitor de que há uma necessidade para seu produto ou serviço no mercado.

O Plano de Produção é um relato completo de como você vai fazer ou montar seu produto: Por exemplo, a lista e descrição das matérias-primas e a quantidade necessária para acondicionar seu produto e quantas delas você pode produzir em um determinado período, o cronograma de operação e a mão de obra envolvida, e um fluxograma seriam a melhor ferramenta para retratar o aspecto técnico da operação.

Programas de planos organizacionais

O Plano Organizacional mostra a mão de obra necessária para o bom funcionamento do negócio. É aqui que será apresentado o organograma e a descrição do cargo de cada pessoa envolvida no negócio.

Por fim, o Plano Financeiro mostra a rentabilidade e a viabilidade do seu negócio. Ele contém a demonstração projetada de receitas e perdas, a demonstração projetada do fluxo de caixa, o balanço patrimonial projetado e a capitalização inicial de empresas. Ao preparar este plano, você deve se certificar de que ele é consistente com os valores que você mencionou nas outras partes.

Lembre-se de ser consistente, conciso e realista ao preparar seu plano de negócios.

FacebookTwitterInstagramPinterestLinkedInGoogle+YoutubeRedditDribbbleBehanceGithubCodePenWhatsappEmail