Se você já ocupa uma posição de liderança em sua empresa, organização ou grupo, poderá descobrir que foi indicado para essa posição porque as pessoas depositaram muita confiança em você e em suas habilidades. Seja por votação ou por indicação, você está nesta posição porque as pessoas acreditam que você pode fazer um bom trabalho de liderança e motivação para um objetivo comum.
Com uma posição de liderança vem a responsabilidade, e se você atualmente é um líder, você sabe que não é apenas responsável pelo seu próprio desempenho, mas também pelo desempenho do seu grupo. Em algum lugar ao longo da linha, entretanto, você pode se descobrir se avaliando e se perguntando se está fazendo um bom trabalho como líder. Aqui estão algumas dicas para medir seu valor e eficácia como líder.
Desempenho e atitude. Uma das melhores medidas de quão bom líder você é é o desempenho e a atitude de trabalho das pessoas que trabalham para você. Grandes equipes formam grandes empresas. Na maioria das vezes, essas grandes equipes são lideradas por líderes igualmente excelentes. Esses líderes inspiram seu pessoal a fazer um bom trabalho. Eles motivam seu pessoal e lhes dão um senso de autoestima, de realização. Eles são capazes de explorar os impulsos internos de seus funcionários. Portanto, não é mais necessário forçar um funcionário a fazer seu trabalho. Tudo o que eles precisam ouvir de você é o plano, como executá-lo, e farão seu trabalho com o melhor de suas habilidades. O desempenho de seus funcionários fala muito sobre sua força como líder.
Você como um modelo. Se você perceber que outras equipes ou empresas estão copiando seus processos ou estilo de liderança, isso também é um sinal de que você é um bom líder, porque está fazendo algo certo. Embora a imitação possa ser a forma mais sincera de lisonja, neste caso também é uma pena no seu boné: você e sua equipe são tão bons no que fazem que estão sendo copiados por seus concorrentes! Isso também é um bom sinal de que você é um líder eficaz e também aumenta o valor de mercado para você e sua equipe no setor.
Sua equipe fica à frente. Se a sua equipe mostrar um aumento contínuo de produtividade e níveis de desempenho mais altos nos próximos anos, isso será uma prova de sua liderança - você não apenas conseguiu colocar sua equipe à frente da embalagem, você e sua equipe conseguiram ficar à frente da embalagem, inovando constantemente e adicionando novas ideias aos seus processos já sólidos.
Comentários. Finalmente, o feedback é a melhor e mais confiável ferramenta para ver se seus funcionários estão ou não satisfeitos com seu estilo de liderança. Realize sessões formais e informais periodicamente onde seu pessoal pode expressar seus problemas e preocupações sobre você e o que você está fazendo. Estas podem ser realizadas em privado ou durante as reuniões gerais da equipa. Sempre deixe sua porta aberta para feedback. Sua equipe saberá exatamente o que você está fazendo de errado, então você deve respeitar as opiniões deles, interpretar isso como uma crítica construtiva e resolver o problema de liderança. Fazer isso permitirá que você realmente se torne um líder bom e eficaz.
Um líder eficaz é aquele que não precisa necessariamente ditar tudo e exigir que todos sigam sua palavra à risca. Em vez disso, um bom líder é aquele que é capaz de inspirar e guiar aqueles que estão sob seus cuidados.