Um redator freelance é contratado por empresas e suas equipes de marketing para escrever tipos específicos de peças. A gama de trabalho varia de redator a redator, de artigos otimizados para mecanismos de pesquisa (SEO) a white papers e cartas de vendas. Quando você decidir contratar um redator freelance, use estas dicas para orientá-lo.
Passo 1
Saiba o que você quer. Antes de contratar qualquer redator autônomo, certifique-se de saber o que você está procurando em termos de habilidades, especialização, experiência e educação. Reserve um momento para anotar seus requisitos de um redator freelance e quais serão os termos do seu contrato (curto ou longo prazo).
Passo 2
Defina o seu orçamento. Os preços para redatores freelance variam muito. Um escritor iniciante cobrará menos, mas é claro que a qualidade provavelmente será menor. Por outro lado, um redator freelance qualificado irá fornecer-lhe um excelente trabalho, mas a um custo muito mais alto. Decida o que você deseja em um redator freelance e quanto você está disposto e pode pagar para obtê-lo. (Você pode querer olhar para as taxas de direitos autorais padrão antes de abordar redatores freelance para orçamentos, para que você saiba o que esperar razoavelmente).
Etapa 3
Encontre vários redatores diferentes. Você deve conhecer alguns redatores freelance diferentes. Mas se você não sabe por onde começar para encontrar um, você tem algumas opções. Você pode procurar online em sites freelance como www.elance.com, onde redatores freelance podem dar lances para o seu trabalho. Ou você pode publicar suas necessidades no jornal ou no site da sua empresa e aceitar inscrições para trabalhar dessa forma.
Passo 4
Examine cada redator freelance potencial. Depois de restringir sua pesquisa a alguns redatores freelance qualificados, peça amostras. Procure habilidade técnica e criativa, vocabulário, estilo e conhecimento. Certifique-se de que o estilo ou abordagem do redator freelance que você escolher irá atender melhor às suas necessidades. (Como precaução adicional, execute todos os exemplos enviados por meio de um mecanismo de direitos autorais para procurar plágio ou trabalho roubado.)
Peça referências. Alguns redatores freelance têm contratos em andamento com determinados empregadores. Assim como faria com qualquer outro candidato a emprego, peça referências de clientes atuais ou anteriores. Isso provavelmente pode ser feito por meio de um simples e-mail. Mas você também pode verificar as comunidades online para as quais o redator freelance contribui regularmente para determinar se o redator é aquele que você deseja contratar.
Etapa 6
Leia o contrato. Todos os redatores freelance devem fornecer a você um contrato descrevendo o trabalho freelance que fornecerão para você. Antes de concordar em contratar o redator freelance, certifique-se de concordar com os termos do contrato freelance. Aceite o projeto, as condições de pagamento e entrega, e a seguir assine o contrato e devolva ao freelancer. Depois de assinar o contrato, você contratou com sucesso um redator freelance.