Não é nenhum segredo que ocorrem pequenos e não tão poucos atos de roubo todos os dias em muitas empresas. Embora quase todo mundo tenha distraído enfiado uma caneta no bolso apenas para descobri-la em casa mais tarde, há aqueles que procuram oportunidades de sacar suprimentos de escritório e outros itens, seja para uso próprio ou com o propósito de vendê-los. Como uma empresa pode se proteger contra esse tipo de roubo por funcionário? Na verdade, existem várias maneiras de proteger sua empresa de artigos relacionados ao trabalho que saiam pela porta.
Um forte impedimento ao roubo por funcionários é manter um controle rígido sobre seus suprimentos e estoque. Cada item comprado é registrado e, quando qualquer departamento precisa de canetas, papel de cópia ou qualquer outro item, é transferido de uma designação de armazenamento geral para a lista de estoque desse departamento. Embora seja verdade que você espera que cada departamento estabeleça um uso médio mensal de coisas como papel de cópia, ser capaz de ver com que frequência esses suprimentos são usados pode informá-lo se algo está errado. Por exemplo, você tem um departamento que recebe duas caixas de papel de cópia. Você sabe por experiência própria que essas duas caixas são suficientes para mantê-los funcionando por seis semanas. No entanto, eles precisam de mais em um mês. Olhando mais além, você não encontrar qualquer evidência de circunstâncias atenuantes que explicariam o uso acelerado do papel. Provavelmente, alguém está levando para casa uma resma aqui e ali. Agora você sabe onde está o problema e pode ficar de olho no funcionário que está jogando fora a cópia.
Outra ótima maneira de evitar que os materiais fiquem flutuando pela porta é fazer com que as pessoas assinem itens que precisam ser compartilhados. Por exemplo, você tem um display de mesa que pode ser usado em feiras, junto com alguns gráficos. Um vendedor precisa da tela e dos gráficos para um show que está por vir. Faça com que ele os verifique, incluindo cada um dos gráficos. Isso ajudará a garantir que eles sejam devolvidos a tempo e evita que os materiais sejam repassados a outra pessoa, que por sua vez os repassa a terceiros. Os recursos da empresa que são compartilhados devem ser devolvidos a um repositório central e verificados conforme a necessidade.
O acesso codificado a suprimentos, copiadoras e computadores também pode ser uma ótima maneira de reduzir o roubo de funcionários. Por exemplo, se um funcionário tiver que inserir um código pessoal antes de poder imprimir cópias, ele saberá que alguém pode pedir-lhe para contabilizar as cem cópias que executou, quando ele só precisava fazer cinco cópias de algo para um próxima reunião. A senha de acesso à área de suprimentos também pode resultar em alguém entender que, se vinte e cinco fichários de três argolas sumiram ontem, aqueles com códigos de chave que entraram no almoxarifado precisarão contabilizar o que removeram.
Envolver seus funcionários para impedir o roubo pode ser muito eficaz. Mostre à força de seus funcionários quanto dinheiro a empresa perdeu no ano passado por causa de furtos. Coloque em termos que mostrem quanto em bônus, benefícios adicionais para funcionários e outros tipos de serviços que teriam beneficiado diretamente a todos poderiam ter sido realizados com essas perdas. Estabeleça um meio para que os funcionários relatem em particular quaisquer atos de roubo que possam testemunhar, para que as medidas adequadas possam ser tomadas para verificar se o roubo realmente ocorreu e também para pegar a pessoa em flagrante na próxima vez.
Acima de tudo, não transmita a atitude de que todos são suspeitos. Sem dúvida, você tem funcionários que nunca pensariam em tirar do escritório qualquer coisa que não fosse sua propriedade pessoal. Honre e celebre isso. Ao mesmo tempo, conte com a ajuda de sua força de funcionários para identificar e capturar aqueles que estão prejudicando a todos, incluindo a empresa, enquanto fazem seus próprios ninhos.
O roubo por funcionários pode ser minimizado e, em alguns casos, eliminado do local de trabalho. Certificando-se de que há uma contabilidade de tudo o que é usado, além de demonstrar aos seus funcionários como o roubo afeta seus benefícios, você estará em uma excelente posição para tornar o roubo de funcionários uma coisa do passado.
Dicas rápidas:
Rastrear o uso ajuda a identificar áreas problemáticas.
Demonstre aos funcionários como o roubo prejudica a todos.