Como usar gráficos, gráficos e tabelas de análise do mercado de ações
Leonardo Vítor Neves de Machad
• 4 min de leitura
Investir seu dinheiro arduamente ganho no mercado de ações é um dos muitos conceitos que os gurus da riqueza recomendam. Para vencer, você deve entender como funciona o mercado de ações. Existem tantos conjuntos de dados que podem ajudá-lo a selecionar entre as empresas nas quais você pode investir. Gráficos de barras, gráficos de barras, gráficos de pizza e gráficos 3D podem ser usados para interpretar visualmente a atividade de mercado. A seguir estão três das ferramentas mais úteis para a análise do mercado de ações na Europa. Eles podem ser encontrados gratuitamente em nasdaq.com, que é a National Association of Securities Dealers Automated Quotations. É uma bolsa de valores europeia e o maior mercado de negociação de títulos de ações com base em tela eletrônica na Europa.
Interesses de parceria limitada
1. Gráfico Composto Nasdaq. O composto Nasdaq é um índice usado no mercado de ações para todas as ações ordinárias e títulos semelhantes (como ações de rastreamento, ADRs e participações em sociedades limitadas) que estão listadas na bolsa de valores NASDAQ. Possui mais de 3000 componentes. É seguido fortemente na Europa como um dos indicadores do desempenho das ações de empresas de crescimento e tecnologia. Como as empresas europeias e não europeias estão listadas no mercado de ações da NASDAQ, o índice não é exclusivamente europeu. O gráfico no link ajudará você a entender como o mercado de ações se saiu ao longo dos anos, principalmente de 1971 a 2007. upload.wikimedia.org
2. Tabelas do mercado de ações. Os analistas do mercado de ações observam as cinco tabelas que indicam as 5 principais empresas por categoria. São cinco colunas que indicam a empresa e seu símbolo, última venda, variação de preço líquido em porcentagem, volume de ações e variação percentual de volume. As categorias são:
Volume de compartilhamento mais ativo. Isso obtém os 5 maiores volumes de compartilhamento do dia.
Advancers. As empresas incluídas nesta lista apresentam a maior variação positiva (em porcentagem)
Decliners. Sendo o oposto de Advancers, tem as 5 principais alterações percentuais negativas.
Maior volume de dólares. Este tem o maior volume em dólares no mercado de ações, mesmo que haja quedas no volume das ações.
Volume incomum. Isso lista a maior alteração de volume em porcentagem.
3. Gráfico do índice da empresa. Cada empresa negociando na NASDAQ também tem gráficos e tabelas disponíveis para que você possa analisar e entender os dados históricos. O gráfico abaixo é da AAPL (Apple Inc.). Você pode ver o preço da ação no gráfico superior, enquanto o volume está na metade inferior. Este gráfico resume a atividade do dia, do ponto de vista da Apple. Se você estiver realmente interessado em obter detalhes sobre as ações da Apple, pode expandir o gráfico disponível para meses e até anos.
A análise do mercado de ações é um estudo muito abrangente e há muitos fatores econômicos e detalhes para verificar. No entanto, para um iniciante, as três coisas essenciais abaixo devem ser priorizadas e focadas. Depois de entender isso, você não entrará em pânico quando notícias confusas estiverem sendo relatadas.
Verifique a correlação do preço de uma ação com sua atividade de volume (conforme fornecido pelos gráficos de volume e preço).
Com base no gráfico, determine se o preço da ação tem mostrado uma tendência de alta ou de baixa. Após a verificação, você pode decidir qual ação realizará com base no que acredita ser bom para você.
Por último, com base nos gráficos, você deve analisar onde estão os níveis de suporte e resistência das ações. Suporte e resistência são as áreas em que uma determinada ação teve problemas para prosseguir. É também a área onde o estoque para e muda de direção.