Como limitar a responsabilidade com seguro de acidentes de trabalho?
Renato Wilson Pires
• 3 min de leitura
Se um dos funcionários da sua empresa for ferido, incapacitado ou até mesmo morto devido a um acidente no local durante o trabalho, você pode enfrentar a ruína financeira, a menos que sua responsabilidade tenha sido protegida por ter uma apólice de seguro de acidentes de trabalho em vigor.
O objetivo do seguro de compensação do trabalhador é limitar a responsabilidade da sua empresa quando se trata de funcionários que sofreram lesões, invalidez ou até morte durante o seu emprego. A maioria dos estados exige que qualquer empresa que contrate funcionários tenha seguro de acidentes de trabalho, a fim de proteger o proprietário da empresa e o funcionário, caso aconteça um acidente no trabalho que resulte em despesas médicas imprevistas, invalidez de longo prazo ou até mesmo a perda de vidas, resultando em ações judiciais subsequentes contra a empresa.
As empresas procuram orçamentos concorrentes
Muitas empresas buscam cotações concorrentes para sua apólice de seguro de acidentes de trabalho pelo menos uma vez por ano, a fim de obter o melhor negócio nas despesas de negócios mais necessárias. As taxas e benefícios do seguro de acidentes de trabalho são baseados em uma série de fatores, incluindo o valor da folha de pagamento de uma empresa, seu número de funcionários, a localização e o tamanho físico de seus negócios, o tipo de operação comercial que está sendo perseguida, bem como seus histórico de realização de apólices de seguro de compensação de trabalhadores adequadas.
Antes de concordar com qualquer apólice de seguro de acidentes de trabalho, você deve verificar novamente com os escritórios do governo estadual a respeito da quantidade mínima de seguro de acidentes de trabalho que sua empresa é obrigada por lei. Não ter cobertura suficiente e não descobrir que sua cobertura é insuficiente pode ser tão financeiramente e juridicamente prejudicial quanto não ter qualquer seguro de acidentes de trabalho.
Histórico estelar
Em um esforço para economizar ou economizar alguns dólares, nunca é uma boa ideia contratar uma empresa desconhecida ou de má reputação apenas para ter o seguro exigido. Sempre negocie com uma seguradora de renome especializada em seguro de acidentes de trabalho e que possa ter um histórico estelar no que diz respeito ao pagamento de sinistros. Se uma seguradora parece estar oferecendo a você uma taxa suspeitamente barata, fique atento, pois tudo que parece bom demais para ser verdade, muitas vezes, é bom demais para ser verdade. Seu negócio não deve apenas ter uma apólice viável em vigor o tempo todo, mas também com um segurador que irá ajudá-lo e não colocará em risco sua responsabilidade no caso de um funcionário se envolver em um acidente no local.
É uma boa ideia designar alguém de sua empresa para verificar regularmente se sua apólice de seguro de acidentes de trabalho atende pelo menos os padrões mínimos exigidos por seu estado, além de prestar atenção a quaisquer mudanças na legislação que exija seguro de acidentes de trabalho. Mantenha registros precisos sobre todos os pagamentos de seguro e esteja familiarizado com os termos de sua apólice atual. Os governos estaduais costumam realizar auditorias surpresa de empresas para descobrir aquelas que operam sem seguro de acidentes de trabalho ou com uma apólice com cobertura inadequada.