Quer você ame o trabalho ou odeie cada minuto, ser demitido é uma coisa difícil de lidar.
Quer você ame o trabalho ou odeie cada minuto, ser demitido é uma coisa difícil de lidar. Deixar de trabalhar para seguir em frente para coisas maiores e melhores é uma experiência maravilhosa, mas quando lhe dizem que não é mais desejado, é um grande golpe para o seu ego. Aqui estão algumas dicas sobre como lidar com a demissão:
Jure se recuperar. Embora ser demitido certamente seja como um chute no estômago, tente não se deixar abater por muito tempo. Considere esta uma oportunidade de tentar algo diferente.
Veja o motivo da sua demissão e tente ver o que você poderia ter feito de forma diferente para evitá-lo. Você terá que ser completamente honesto consigo mesmo. Você se atrasava para o trabalho com frequência? Você teve dificuldade em se relacionar com seus colegas de trabalho? O trabalho foi muito difícil para você? Ao abordar essas questões, você pode se ajudar a fazer melhor em seu próximo trabalho. Isso pode ser uma experiência de aprendizado.
Assuma a responsabilidade por suas ações. Você não pode desfazer o passado, mas deve continuar a partir daqui. Não culpe os outros pela sua situação, mesmo que sinta que foi demitido injustamente. O resultado final é que, por algum motivo, você não atendeu às expectativas de seu empregador.
Peça desculpas, se for justificado. Embora não traga seu emprego de volta para você, consertar barreiras ajuda muito a curar sentimentos feridos e é um reflexo direto de sua maturidade.
Veja o motivo da sua demissão e tente ver o que você poderia ter feito de diferente para evitá-lo.
Pergunte sobre sua referência. O que seu chefe dirá sobre você se for chamado para uma referência? Se possível, peça que ele apenas confirme as datas de emprego e a taxa de remuneração.
Melhore a sua situação. Faça um curso ou inscreva-se em um workshop para ajudá-lo a melhorar sua comercialização. Se você precisa melhorar suas "habilidades pessoais ", considere matricular-se em um curso especializado em aumentar sua confiança e comunicação interpessoal. Muitas empresas oferecem essas aulas - uma das mais conhecidas é a Dale Carnegie Training.
Volte ao mercado de trabalho imediatamente. Esperar e se preocupar tornará mais difícil voltar aos trilhos. Faça alguns aplicativos, envie alguns currículos e converse com sua família e amigos.
Seja honesto. Se o assunto de sua demissão surgir em uma entrevista de emprego, seja honesto, mas enfatize o que aprendeu com a situação. Dizer: "Meu chefe era um grande idiota" não ajudará você a conseguir outro emprego. Assuma suas ações, mas observe que, embora esteja errado, você tomou medidas para melhorar seu comportamento e atitude.
Anime-se. Muitas pessoas foram demitidas - você não é o primeiro e certamente não será o último. Até mesmo algumas pessoas muito bem-sucedidas, em um momento ou outro, foram dispensadas de um emprego. Algumas pessoas famosas que foram demitidas: Michael Bloomberg, Muhammad Ali, Billie Jean King, Jesse Ventura, Joe Torre, Larry King, Lee Iacocca e Robert Redford. Sentir-se melhor?
Cuidado:
Não grite ou menospreze seu chefe depois de ter sido demitido. Você ainda não terá seu emprego e elimina qualquer possibilidade de conseguir uma referência decente.
Dicas rápidas:
Quando questionado sobre a demissão, dê uma resposta curta e verdadeira. Os possíveis empregadores não querem ouvir uma história longa e detalhada.
Pegue um exemplar do livro, We Got Fired!:... E é a melhor coisa que já nos aconteceu, de Harvey MacKay.