O e-mail é uma maneira conveniente de se comunicar com as pessoas. Mas se você estiver enviando e-mails do trabalho, lembre-se de que o tom e a qualidade do seu e-mail são muito importantes. Este guia o ajudará a escrever um e-mail profissional.
Passo 1
Inclua um assunto informativo. Quando você deseja escrever um e-mail profissional, é importante primeiro começar com um bom assunto. Pense em uma frase curta que ajudará seus leitores a entender rapidamente do que se trata o e-mail. Isso os ajudará a avaliar a urgência de seu e-mail, bem como a informar como classificar o e-mail posteriormente. Algo como 'Lembre-se de comprar os ingressos para o churrasco de sua equipe' é um tópico muito mais profissional do que ' festa '. Tente entender a essência do seu e-mail em um assunto sucinto.
Passo 2
Vá direto ao ponto. Quando você começa a escrever seu e-mail profissional, a primeira linha deve indicar o motivo principal do e-mail. Seus colegas não têm tempo para vasculhar sua tagarelice. Eles estão trabalhando e querem apenas as coisas importantes. Portanto, vá direto ao ponto de seu e-mail o mais rápido possível, seja breve e releia-o para garantir que não tenha incluído nenhuma informação desnecessária. Curto e amável é o caminho a seguir com emails profissionais.
Etapa 3
Seja específico. Mesmo que você saiba que todos estão cientes do que você quer dizer com seu e-mail, um e-mail profissional ainda usa detalhes. Inclua algumas frases para lembrar seus leitores de suas discussões anteriores. Certifique-se de que todos estão na mesma base, como resultado de seu e-mail. Inclua frases como 'conforme nossa reunião da semana passada, onde concordamos em oferecer ingressos para o churrasco da equipe a um custo de 3,70€ cada....' e assim por diante. Além de ter um tom profissional, é informativo e útil para todos os leitores.
Passo 4
Certifique-se de que seu e-mail tenha uma aparência profissional. Com muita frequência, hoje em dia, as pessoas enviam e-mails que são um desastre gramatical. Use seu corretor ortográfico e seu próprio bom senso para escrever um e-mail usando a gramática e as palavras adequadas do inglês. Não use letras maiúsculas ou minúsculas. (Você não quer dar a impressão de que está gritando, não é?) Em vez disso, dê uma aparência profissional ao seu e-mail usando letras maiúsculas, minúsculas e pontuação adequadas. Certifique-se de que suas frases sejam adequadas e façam sentido. E não use formulários curtos. (OMG.. Eu odeio quando as pessoas fazem isso!) Formulários curtos e abreviações não são profissionais e podem muito bem ser gregos para aqueles que não estão familiarizados com a linguagem atual da internet e siglas. Basta digitar as palavras corretamente e evitar o constrangimento de mal-entendidos ou explicações futuras de sua escrita pobre.
Não se esqueça de suas maneiras. Sua mãe estava certa quando disse para você usar suas maneiras. É uma forma respeitosa de interagir com as pessoas, principalmente em um ambiente profissional. Portanto, em vez de definir suas ordens ditatoriamente em seus e-mails, acrescente alguns 'por favor ' e 'obrigado' e assim por diante. Deixe o tom do seu e-mail mostrar que você aprecia seus leitores e que não é um colega malvado e mandão.
Etapa 6
Releia seu e-mail antes de enviá-lo. Seu e-mail não deve conter erros antes de enviá-lo. Faça uma releitura rápida e, em seguida, aperte o botão de verificação ortográfica apenas para verificar novamente. E-mails profissionais são lidos facilmente porque não estão cheios de erros, siglas, linguagem da internet, gramática ou redação inadequada ou tagarelice desnecessária. Se o seu e-mail não tem esses problemas, então você escreveu um ótimo e-mail! Assine seu e-mail profissional com seu nome e cargo e envie-o aos leitores pretendidos.