Um mercado de pulgas ou de rua é um ótimo lugar para vender produtos em segunda mão, incluindo livros usados. Isto é pela simples razão de que a clientela está particularmente em busca de negócios e objetos de segunda mão que não estão mais disponíveis nos mercados regulares. Portanto, um mercado de pulgas é o melhor lugar para vender livros usados, alguns dos quais podem nem estar mais em circulação.
Série Harry Potter
Para ter sucesso na venda de livros usados no mercado de pulgas, é importante saber quais são as necessidades de sua clientela. Então, você deve estocar os livros mais procurados, aqueles que venderiam em qualquer época do ano e aqueles que são perenes, como Nancy Drew, Hardy Boys, Mills & Boon e ultimamente a série Harry Potter. Outros tipos de livros que poderiam vender bem incluem aqueles sobre culinária, receitas e culinárias, jardinagem, design de interiores, natureza e ciências da vida, como a série National Geographic ou Readers Digest e, claro, o Do-It-Yourself e os livros de autoajuda. Ao longo das décadas, pode-se encontrar uma base de clientes pronta para esses tipos de livros, e sempre há muitas pessoas que continuam a se interessar por eles, ou querem se dedicar a um hobby. Você mesmo poderia ser um deles.
Como vendemos livros usados? Existem várias maneiras de optar por vender livros usados. Alguns deles são os seguintes:
Defina o preço de seu livro de maneira adequada, lembre-se de que as pessoas vão a um mercado de pulgas em busca de negócios incríveis. Ajuda oferecer um desconto para compras a granel, separar um monte de livros e oferecer por, digamos, 1 dólar; marque livros de mesa de centro, livros sobre arte, arquitetura, fotografia e assim por diante a uma taxa mais alta e ofereça um desconto - eles são os atrativos e ajudam a atrair multidões para sua barraca.
Divulgue você e sua loja também; posicione sua loja em um ponto de vantagem e tente estar disponível lá o tempo todo. Nada é melhor do que aparecer consistentemente no mesmo lugar para seus clientes mais exigentes. Manter uma aparência sorridente, cordial e amigável é sempre o tipo certo de abordagem, o que garantirá o retorno dos clientes e também ajudará a pressionar um cliente relutante a comprar um livro que não está se movendo tão bem. É claro que encontrei vendedores de livros realmente mal-humorados nos mercados de pulgas, mas eles são muito bons em seu trabalho e conseguiram encontrar alguns livros excelentes para mim a preços razoáveis.
Você pode tentar vendê-los nos mercados de pulgas que estão há muito estabelecidos para livros usados. Eles garantem um número consistente e crescente de visitantes.
Restaure livros rasgados e mutilados, embrulhe-os em polietileno, proteja-os do pó e da sujeira, mantenha uma exibição elegante - tudo isso certamente atrairá a multidão.
Se vender em um mercado de pulgas não é sua ideia de negócio, você pode tentar vender online por meio de 'mercados virtuais' na internet, como e-Bay ou amazon.com, ou até mesmo vender por meio de organizações sem fins lucrativos como greendaily.com.