A corrupção é um mal que preocupa muitos países. Não apenas os países em que existe, mas também aqueles em que a corrupção não existe em tais formas galopantes. Por quê? Porque países e organizações interagem entre si no ato regular de negócios internacionais e de desenvolvimento e relações de vizinhança.
Para uma empresa, como isso funciona? O que alguém faz quando confrontado com a corrupção ao fazer negócios lá? Você não conhece bem a cultura, nem as pessoas, entre outras coisas. A corrupção em meio a isso torna os negócios em países onde existe corrupção uma proposta difícil.
Faz sentido econômico
Com todos reconhecendo que essas práticas são um obstáculo significativo ao desenvolvimento e priva as pessoas de seus direitos básicos, iniciativas estão sendo tomadas em nível nacional e internacional para resolver este problema. Além disso, faz sentido do ponto de vista econômico geral erradicar a corrupção, pois ela custa dinheiro - dinheiro de investidores estrangeiros.
Existem organizações como Transparency International, The United Nations e suas atividades para eliminar a corrupção, que ajudam as empresas em diferentes níveis. Na Europa, a Lei de Práticas de Corrupção no Exterior (FCPA) considera crime subornar funcionários estrangeiros.
Esteja preparado.
Entenda a corrupção. Saiba o que é corrupção e as formas que ela assume. Subornos, pagamentos facilitadores, 'presentes' fora de relevância e contexto, contratos e negócios envolvendo conflitos de interesse, pagamentos intermediários, etc. são várias formas de corrupção.
Entenda a região na qual você está planejando fazer negócios. Aprenda sua cultura, tradições e maneira de fazer negócios. Existem organizações que possuem dados e informações sobre países específicos para ajudar as empresas. Saiba que tipo de práticas corruptas você pode enfrentar se fizer negócios naquele país.
Compreenda a estrutura jurídica da região e seus próprios direitos lá. Compreenda também as leis internacionais, bem como as suas próprias leis nacionais, que podem orientá-lo e ajudá-lo.
Depois de fazer o acima, você sabe o que você ou seus funcionários enfrentarão uma vez na região que se propõe a fazer negócios. Para garantir que seus funcionários saibam o que se espera deles e para orientá-los para dar os passos certos e também para apoiá-los em seus passos certos, elabore um guia e uma política dentro da organização. Esta política deve estabelecer claramente a abordagem da organização em relação à corrupção, as práticas de corrupção e como reconhecê-las, quais são as etapas a serem executadas ao encontrá-las - dentro e fora da organização. Uma boa estratégia anticorrupção deve evidenciar claramente o seguinte:
Compromisso da alta administração com as ações por ela tomadas para fundamentar o envolvimento.
Políticas e procedimentos viáveis claramente escritos. Estas devem ser pertinentes à situação local e devem ser uma ação que a pessoa que enfrenta a corrupção pode realizar.
Compromisso claro com a ética através da prática de auditorias internas e um forte sistema de controles internos - financeiros e de processo. Este sistema de controle deve ter atividades de monitoramento regulares, responsabilidades em vários níveis e relatórios regulares também incluídos.
Um canal de comunicação claramente definido e uma forma de denunciar corrupção, fraude ou tais práticas. Não deve haver retenções por medo de repercussões e a política deve assegurar a proteção da identidade dos informantes.
Estabelecimento de responsabilidade de forma clara. Cada funcionário deve ser responsável por manter essas práticas e políticas e saber que eles são responsáveis. O estabelecimento de níveis de responsabilidade para com os fornecedores também garantirá o controle das práticas inadequadas.
Fornecedores da Empanel apenas por meio de um processo de verificação rigoroso.
Comunique esta política com clareza e também treine seus funcionários bem antes do início dos negócios na nova região. Conduza treinamentos de atualização regulares para garantir que a mensagem seja sempre lembrada.
Ganhos de curto prazo trabalhando
O fator chave é estabelecer uma forte cultura anticorrupção na empresa. Uma vez que as empresas se convençam de que os custos de longo prazo superam os ganhos de curto prazo trabalhando com a corrupção, o compromisso de acabar com essa prática é imediato.
Tenha suas próprias regras, onde existe corrupção e não há outra maneira de fazer negócios, então vá para mercados melhores.