O Age Discrimination in Employment Act de 1967 visa fomentar o espírito de oportunidades iguais entre os trabalhadores e protege indivíduos com 40 anos ou mais contra qualquer forma de discriminação de empregadores ou agências similares. Embora seções desta lei sejam disponibilizadas online para leitura popular, muitas pessoas não estão cientes do tecnicismo envolvido e do jargão legal usado no texto. Vamos simplificar o que a lei significa e como ela pode realmente elevar a condição de trabalho dos trabalhadores idosos.
As empresas preferem funcionários mais jovens
A declaração do Congresso expressa na própria lei afirma o fato de que os trabalhadores mais velhos estão em desvantagem quando se trata de manter seus empregos, uma vez que muitas empresas preferem trabalhadores mais jovens no pressuposto de que estes são mais produtivos. Observa-se também que os funcionários mais velhos tendem a ser desfavorecidos quando se trata de reaplicação, pois a empresa poderia facilmente adquirir funcionários novos e mais jovens. A triste verdade é, observa o Congresso, que o número de trabalhadores mais velhos desempregados está aumentando, o que significa que a deterioração das habilidades do trabalhador idoso desempregado agrava suas já reduzidas chances de conseguir um emprego.
Uma vez que o objetivo da Lei de Discriminação de Idade é proteger trabalhadores maduros na Europa, a lei menciona especificamente certas proibições que incluem:
Recusar-se a contratar um funcionário por conta de sua idade em vez de outras qualificações mais importantes como habilidades, conhecimentos e experiências.
Segregar os funcionários de uma empresa para privar os trabalhadores de quaisquer oportunidades e afetar sua condição de funcionário devido à sua idade.
Deixar ou rejeitar o encaminhamento de um candidato a emprego idoso, apesar de atender às qualificações mínimas no trabalho, exceto a idade.
Expulsar indivíduo da organização do trabalho com base na idade do associado ou fazer com que a empresa tome ações contra o sindicalizado pelo mesmo motivo.
Anunciar ou publicar qualquer aviso relacionado às preferências, especificações e discriminação da empresa com base na idade.
Por um lado, a Lei de Discriminação de Idade também cita situações em que os empregadores podem considerar a idade de uma pessoa como base para o emprego. Essas situações incluem:
Não é ilegal considerar a idade do trabalhador se ele estiver em um país estrangeiro não coberto pela Lei de Discriminação de Idade. As leis existentes sobre emprego naquele país irão anular esta lei.
Também é legal aplicar ações disciplinares ou demitir qualquer trabalhador - jovem ou velho - por justa causa.
Para as empresas que são constituídas em um país estrangeiro, as proibições incluídas na Lei não devem ser observadas, mas as práticas de emprego que regem o empregador. Ao mesmo tempo, quando o empregador é uma pessoa estrangeira não controlada por um empregador europeu, as inclusões na Lei de Discriminação de Idade não devem ser observadas.
Para bombeiros e policiais, não é ilegal que o empregador recuse ou dispense um indivíduo devido à sua idade, se julgar adequado.
O Age Discrimination Act é uma forma de defender os direitos de um indivíduo à igualdade de oportunidades no trabalho. Com esta lei em vigor, não devemos nos preocupar com a discriminação no local de trabalho.