Você já deve se considerar um sujeito verde. Por que não transformar esse hobby em um empreendimento viável de geração de renda? Um fator importante para quem está abrindo um novo negócio é ter a educação certa. Você não precisa obter um diploma completo para iniciar um negócio de paisagismo, mas algumas aulas de administração de empresas ou contabilidade o ajudarão a começar seu negócio com o pé direito.
Aqui estão algumas outras dicas úteis para ajudá-lo a iniciar seu próprio negócio de paisagem:
Aprenda mais sobre o ofício. Fazer o serviço paisagístico é um ofício, por isso é muito importante que você adquira bastante prática antes de começar a cobrar por seus serviços. Além das habilidades básicas de manutenção de jardins que você provavelmente já conhece, certifique-se de também ter conhecimento de outros aspectos do paisagismo, como as técnicas mais recentes de controle de ervas daninhas, produtos químicos seguros e eficazes para usar, projetos artísticos de paisagismo, etc. bom para o seu negócio se você tiver certificação; você pode adquirir isso inscrevendo-se no Professional Landscape Career Training, que geralmente está disponível por meio de cursos online ou por meio de sua faculdade comunitária local.
Tenha um plano de negócios. Além de aprimorar suas habilidades de paisagismo, é muito importante que você crie um plano de negócios. As coisas que você deve levar em consideração incluem o seguinte: seu capital inicial, seus equipamentos e suprimentos necessários, sua taxa, seu escritório, sua estratégia de publicidade, etc. Uma dica é dar uma olhada nas empresas de paisagismo existentes para saber mais sobre a concorrência. Muito importante também seria saber sobre as licenças, autorizações e certificações que você precisa adquirir antes de iniciar seu negócio.
Crie um nicho de mercado. Uma parte importante do seu plano de negócios incluirá a determinação do seu mercado-alvo. É recomendável que você comece pequeno; não é uma ideia viável querer atender a todos. Limitando seus clientes-alvo, você melhor saberá como fornecer serviços excelentes para aquele campo específico de especialização. Alguns exemplos de áreas em que você pode se especializar incluem jardins residenciais ou comerciais, parques públicos, resorts, campos de golfe, etc. Você também pode considerar entrar no ramo de árvores, manutenção, irrigação, especialização em serviços de gramados paisagísticos, etc. Obtenha treinamento adicional na especialização específica que você escolheu. Além disso, você seria capaz de conhecer sua estratégia de publicidade determinando primeiro seu mercado-alvo. Por exemplo, se você gostaria de atender à sua comunidade imediata, uma estratégia de publicidade em pequena escala seria suficiente. Anuncie em seu jornal local, imprima anúncios e publique-os em centros comunitários, até mesmo faça de casa em casa, se desejar.
Fornece serviços paisagísticos durante todo o ano. Parte dos desafios de se ter um negócio seria subir entre os concorrentes. É por isso que é importante que você pense em incentivos que os clientes possam desfrutar: descontos, orçamentos gratuitos e acompanhamentos de paisagismo, taxas premium para clientes fiéis e referências, etc. Outra dica seria manter uma base de clientes sólida estando atento dos diferentes serviços necessários, dependendo da época do ano: serviços de remoção de neve, limpeza de primavera e outono e serviços de árvores.
Ter seu próprio negócio definitivamente tem seus altos e baixos, mas a sensação de realização de ser seu próprio patrão e administrar seu próprio negócio de sucesso (aquele que você gosta sinceramente e que ajuda outras pessoas também) certamente vale a pena todo o esforço. Não se esqueça de se manter atualizado quando se trata de novas tendências de marketing e negócios, fazendo aulas online de gestão de negócios de vez em quando. Boa sorte!