Como com qualquer outro consultor profissional, é vital que a empresa selecione um corretor de seguros com quem se sinta confortável em termos de capacidade, adequação, química e custo. A ausência de qualquer um desses ingredientes vitais não permitirá que a amizade cresça.
Um corretor deve ser visto como uma extensão do departamento da empresa e você deve permitir tempo suficiente para que o exercício de seleção seja conduzido de maneira adequada.
Escolha dos participantes. A amplitude e a natureza dos negócios da empresa serão o fator determinante na escolha de um corretor de seguros adequado. Se a empresa atua em negócios internacionais com subsidiárias e ativos no exterior, a administração da empresa deve procurar um corretor com uma rede internacional de escritórios que possa atender suas subsidiárias no exterior localmente. Se a empresa tiver sede local, o atendimento no exterior não será uma prioridade, a menos que a expansão para o exterior seja contemplada a curto ou médio prazo.
Não é raro encontrar empresas internacionais usando um ou mais corretores para lidar com seus riscos locais e um corretor ou corretores totalmente diferente para lidar com seus riscos no exterior. A natureza do risco que uma empresa enfrenta ou está exposta também pode direcionar a empresa para corretores que podem demonstrar conhecimento e experiência em um determinado setor.
Esclarecendo o papel do corretor. Antes de embarcar na seleção de um corretor, deve ser realizada uma revisão do programa de seguros da empresa. O papel que o corretor deve desempenhar deve ser esclarecido. A responsabilidade do corretor irá naturalmente incluir:
Colocando a tampa
Documentação
Faturamento
Manutenção e relatórios
Tratamento de reclamações
Convidar e selecionar o corretor ou corretores. Um comitê de seleção deve ser formado para conduzir o processo de seleção. Em particular, as áreas financeiras e operacionais da empresa devem estar representadas.
Ao convidar firmas de corretagem para entrevista, um número gerenciável deve ser convidado. Deve ser enviada uma carta-convite a cada concorrente oferecendo-lhes a oportunidade de participar e anotando na carta as informações de que a empresa irá necessitar. Essas informações podem incluir:
A natureza do negócio
Os seguros a serem revisados
Registro de seguro atual
Calendário que estabelece a data em que o relatório deve ser apresentado; a data em que será submetido ao comitê; e a data de nomeação do corretor bem-sucedido
Envolvendo o mercado segurador. Deve-se ter extremo cuidado ao permitir que os corretores concorrentes soltem-se no mercado de seguros para obter cotações de prêmios. Será contraproducente se eles tiverem espaço suficiente para vender o portfólio da empresa no mercado; faz sentido, portanto, selecionar apenas um ou dois finalistas para que esse finalista vá para o mercado.
No entanto, o compromisso de tempo não deve ser subestimado. O objetivo deve ser conseguir uma melhor cobertura, cobrir custos e melhorar o serviço.