A romã está fazendo ondas agora como a fonte número um de altos níveis de antioxidantes, superando o suco de mirtilo, suco de uva, chá e vinho tinto, entre outros. Romãs vieram originalmente do Irã para os Himalaias no norte da Índia, países do Oriente Médio e toda a região do Mediterrâneo. Agora é cultivado em todo o mundo, onde o clima adequado está presente. Os colonizadores espanhóis trouxeram a romã para a Califórnia em 1769.
Ajudando a aumentar a memória
O suco de romã tem muitos usos medicinais - desde ajudar a prevenir o câncer, curar a inflamação causada pela artrite, reduzir a pressão arterial, agir como agente antibacteriano contra a placa dentária, até ajudar a aumentar a memória. Estas são algumas das doenças que se beneficiam das propriedades curativas das romãs. A fruta tem o triplo da quantidade normal de antioxidantes em comparação com outras frutas e bebidas, é rica em potássio, vitamina C e niacina. Diversas variedades são cultivadas na Europa, como Wonderful, Granada, Ruby Red e Foothill Early.
Ao comprar romãs, escolha as que são pesadas. As sementes representam cerca de 52 por cento da fruta. E você obtém o suco dessas pequenas sementes. A pele deve ser fina, esticada e brilhante e sem rachaduras e rachaduras. Uma romã pode conter cerca de 800 sementes.
Para fazer suco de romã fresco em casa, faça o seguinte:
Uma romã de tamanho médio renderá cerca de meia xícara de suco. Portanto, obtenha frutas suficientes para suas necessidades.
Corte a coroa primeiro. Corte a casca da fruta da romã em quartos e pressione o polegar no miolo branco e gentilmente separe as seções.
Remova a maior parte da fina membrana branca ou amarela que envolve as seções. Se achar que é difícil remover a membrana fina como papel, coloque os pedaços em água fria e separe cuidadosamente as sementes. A membrana flutuará na água e você pode descartá-la facilmente.
Inverta suavemente a casca do avesso para que as sementes possam aparecer. Remova o resto das sementes que permanecem presas à membrana e ao núcleo.
Certifique-se de ter apenas as sementes rosa ou vermelho escuro. Remova qualquer vestígio de membrana, pois é bastante amargo.
Lave as sementes e coloque-as dentro de um grande saco Ziploc. A melhor maneira de fazer o suco da romã é com as mãos, para evitar machucar as sementes, o que pode deixar o suco amargo.
Amasse as sementes com os dedos para extrair o suco e despeje o suco que você tem em seu recipiente.
Coe o suco usando um pano de algodão limpo ou uma peneira fina para remover a polpa e algumas sementes que possam ter estado no suco.
O suco de romã é bastante azedo. Adicione açúcar, gelo e água fria para fazer uma bebida muito refrescante.
Suco caseiro de romã fresco
Aproveite todos os nutrientes e antioxidantes presentes nas romãs. Faça seu próprio suco de romã caseiro fresco. Os frutos amadurecem nos meses de inverno. Diz-se que o suco de romã também pode ajudar a curar dores de garganta. Com seu alto teor de vitamina C, pode evitar algumas doenças de inverno, como resfriados e tosses. O suco, entretanto, tem uma vida útil curta. Ele pode permanecer fresco por até três dias quando refrigerado.