Algumas pessoas afirmam que a substituição lenta do café descafeinado por cafeinado é uma boa maneira de aliviar os sintomas da abstinência de cafeína. Mas minha experiência mostra que tentar diminuir o hábito da cafeína é tão bem-sucedido quanto um alcoólatra se limitar a apenas uma bebida. E vamos cair na real - todos nós vimos os olhares que os baristas trocam entre si durante aquelas doses divididas. Além disso, quando se trata de descafeinado, de que adianta?
Coisas altamente viciantes
Vá em frente e experimente o método de redução gradual. Espero que funcione para você. Caso contrário, você vai ter que parar de tomar café frio de uma hora para outra. E eu quero quebrar isso para você na frente; não vai ser bonito. O café é algo altamente viciante. Você terá uma forte dor de cabeça que pode durar de um a sete dias. Você ficará irritado, nervoso, inquieto, sonolento, deprimido e terá dificuldade de concentração. Você vai sentir náuseas, talvez até mesmo a ponto de explodir em pedaços. E quanto pior seu hábito, piores seus sintomas. Por que você gostaria de parar em primeiro lugar? Veremos isso mais tarde.
Agora, lembre-se de que não sou médico e você deve seguir meu conselho com vários grãos de sal. Mas se você decidiu abandonar a cafeína inteira, você precisará fazer tudo o que puder para aliviar os sintomas. O tempo de sua retirada para coincidir com algumas das circunstâncias listadas abaixo tornará a transição mais fácil:
Gripe estomacal. Você está vomitando tudo de qualquer maneira, e todos nós sabemos que comida e bebida ácida - pense em molho de espaguete, pense em café - não fica melhor na segunda vez. Como você não consegue manter nada no estômago, adicione café à lista. Você terá alguns dias de vida livre de cafeína enquanto estiver doente; quando você estiver se sentindo melhor, a pior parte da retirada terá passado.
Ressaca. Se você tem um tipo de ressaca realmente desagradável de girar a cabeça, você está se sentindo um lixo de qualquer maneira. Morda a bala e acrescente a privação de cafeína à mistura, porque realmente, quanto pior você pode se sentir? Não muito. Você é abstêmio? Sua má sorte.
Parto. Se você tiver apenas um X em seu cromossomo sexual, este não funcionará tão bem para você. Se você fez dois XXs e não conseguiu parar de tomar café durante a gravidez, bom para você. Do contrário, o parto oferece uma segunda oportunidade. Provavelmente, o trabalho de parto começará no meio da noite e você perderá rapidamente a noção do tempo. Quando a manhã chegar, você provavelmente não sentirá vontade de tomar café entre as contrações. Qualquer dor de cabeça será superada pela sensação de tentar passar uma bola de boliche. E quando o bebê chegar, você estará surfando uma onda de endorfinas tão grande que, acredite ou não, o café nem passa pela sua cabeça. Quando você finalmente tiver a chance de cair no sono exausto, as chances são de que você tenha ficado em qualquer lugar entre 24-48 horas sem cafeína, então você começou com o pé direito.
Uma visita dos sogros. Olhe isto deste modo. Você já tem uma dor de cabeça terrível. E você terá a combinação de pressa e confusão que pode ser apenas a passagem para suportar sua própria versão do inferno, seja uma visita dos sogros ou do cara da TV a cabo - de novo.
Agora, por que você deseja desistir. Muitas pessoas afirmam ter uma maior sensação de calma, o acalmar do estômago nervoso, o fim das noites sem dormir e dos dentes manchados e o acalmar o coração disparado. Além disso, aqueles 2,20€ + por dia que você costumava gastar com café estão disponíveis para gastar em outra coisa. Depois, há aquele sentimento indescritível de vitória sobre um vício.
Devo admitir que sou o pior tipo de desistente, do tipo que gosta de voltar para o café onde era regular e fazer proselitismo. Eles reservam uma aparência especial - e um lugar especial no inferno - para ex-clientes regulares, especialmente em Seattle, onde a bebida com cafeína que você bebe É o seu sexo, religião e política. Quanto ao motivo de você querer continuar vivendo depois de parar de tomar café, não posso ajudá-lo. Mesmo depois que a dor de cabeça passar e os Jones seguirem em frente, você sentirá falta de coisas que nem sabia que faziam parte da experiência - desde a barista que conhece você como seu cabeleireiro até seu amado crema.
Mas, para mim, a melhor parte de desistir é algo totalmente diferente. É assim... Um dia você acorda - sem dor de cabeça, sem necessidade de um estímulo rápido, sem brigar com a criança no carro para que você possa se consertar - e você decide Eu posso fazer isso. Apenas para o bem dos velhos tempos, você desce para a cafeteria. Sua barista ainda está lá e suas doses são ristretto, como sempre. Aí está aquele crema. E você decide, apenas um tiro não vai doer.
Sangue começa
Naquela primeira prova - que na hora você acredita que será a única - os céus se abrem, seu sangue começa a cantar e todo o trabalho de parar vale a pena. Começar de novo é bom.