Parece que a habilidade de cozinhar macarrão perfeito está enraizada na composição genética de todo italiano. Tem a mordida perfeita, não é pegajosa e pode ser honestamente considerada 'al dente'. É a massa definitiva. Mas se você é como milhões de outras pessoas que têm ' inveja perfeita da massa ', não tenha medo. Estes são alguns truques do comércio que o ajudarão a cozinhar massas perfeitas todas as vezes.
Passo 1
Salgue sua água. A única oportunidade que você terá para dar sabor à sua massa é logo no início do processo de cozimento. Adicione uma colher de sopa de sal a uma panela fervente de água do macarrão. O sal vai infundir na massa à medida que cozinha e é o primeiro passo para cozinhar uma massa perfeita.
Passo 2
Não use óleo. Não é necessário adicionar óleo à água do macarrão. Ele vai apenas flutuar no topo de qualquer maneira. E quando você vai escoar a massa, vai acabar jogando o óleo no ralo. O sal é tudo que você precisa.
Etapa 3
Use água fervente. O crime mais comum de infratores de massas mal cozidas é que eles colocam a massa em água morna ou mesmo fria (uau!). Isso quase garante que a massa fique pegajosa. Sua água deve estar fervendo. Período. Esta parte do processo de cozimento não pode ser apressada. Coloque a panela de água no alto e espere as bolhas reveladoras.
Passo 4
Não deixe que ele se junte. Você não quer que a massa grude enquanto cozinha. Em vez disso, você deseja que a água flua em torno de cada peça separada. Para fazer isso, mexa rapidamente a massa durante o processo de cozimento. Você não precisa (ou deseja) mexer constantemente, mas quer garantir que nada se acomodará por tempo suficiente para grudar. Você pode aumentar suas chances de um macarrão perfeito com espaguete se colocá-lo na panela de uma forma que permita a maior separação do macarrão. Em outras palavras, não coloque um torrão de macarrão na panela e espere que se separe em um macarrão perfeito. Para espaguete, linguine ou massa de cabelo de anjo, coloque o macarrão em pé na panela e deixe-o cair para todos os lados. Vai se parecer com uma tenda de cabeça para baixo. Isso permite que uma grande quantidade de água flua em torno de cada pedaço de massa, mantendo-a separada durante o processo de cozimento.
Cozinhe até ficar 'al dente'. É hora de aprender suas primeiras palavras em italiano - 'al dente'. Significa 'até o dente', ou com apenas um pouquinho de mordida. Esta é considerada a textura perfeita da massa. Sua massa não deve ser pastosa. E, surpreendentemente, se você seguir a velha regra de 'se grudar na parede, está pronto', você já terá cozido demais a massa. Se quiser cozinhar a massa perfeita, você precisará continuar testando a massa durante o processo de cozimento. Não há limite de tempo perfeito, pois cada marca de macarrão cozinha de forma diferente. O ideal é morder um pedaço de massa e pegá-lo no momento em que terminar de cozinhar. Algumas pessoas preferem escorrer a massa um minuto antes,para deixar um pouco mais de mordida na massa. Mas você irá encontre a sua preferência quando se trata de cozinhar massas perfeitas.
Etapa 6
Escorra, mas não enxágue. Imediatamente após o cozimento, a massa precisa ser escorrida. Se você deixá-lo na água quente, ele simplesmente continuará cozinhando e você terá macarrão mole em suas mãos. Para cozinhar um macarrão perfeito, escorra-o imediatamente. Você também não quer enxaguar a massa depois (outro equívoco comum). Isso remove o amido das camadas externas da massa e impede que o molho grude. Em vez de enxaguar, coloque a massa imediatamente de volta na panela em que a cozinhou e coloque uma concha cheia de molho na massa. Mexa para que cada pedaço de massa fique levemente coberto. Isso impedirá que a massa grude quando for assentada e garantirá que cada pedaço de massa tenha pelo menos um pouco de molho. Agora isso soa como um receita de massa perfeita para mim!