O anis é uma planta que cresceu originalmente na região do Mediterrâneo e no sudoeste da Ásia. Muito procurada por sua fragrância delicada e sabor de alcaçuz, os usos da planta vão desde a culinária e médica, até finalidades de beleza. No campo da culinária, a planta e seus óleos são usados em pratos de todo o mundo, incluindo alimentos da Inglaterra, Nova Zelândia, Noruega e Peru. Medicinalmente, o anis é conhecido por conter anetol, um fitoestrogênio (compostos naturais de plantas não esteróides que têm a capacidade de causar efeitos estrogênicos e / ou antiestrogênicos). A planta também é um antiparasático leve e às vezes pode ser usada para aliviar as cólicas menstruais. O anis é até usado como isca de pesca e às vezes como um agente aromatizante para vários destilados e licores!
Com tantos usos para a planta, seria sensato manter uma garrafa do coração e da alma da planta - o óleo - em casa para quando você precisar.
Ingrediente crucial
A seguir, um guia para fazer seu próprio óleo de erva-doce: um ingrediente crucial em uma variedade de pratos, bebidas e tinturas curativas.
Itens de que você precisa antes de fazer o óleo de anis: uma ferramenta para moer ou esmagar as sementes (como um almofariz e pilão), frasco de vidro, pano de algodão para coar, sementes secas de anis e óleo de amêndoa.
Sem esmagar totalmente o anis em um pó fino, use o almofariz e o pilão para apertar as sementes o suficiente para descarregar os óleos e aromas.
Semente de erva-doce
Encha o frasco de vidro com sementes de anis moído o suficiente para que fique quase completamente cheio.
Agora você pode derramar o óleo de amêndoa na jarra, submergindo o anis completamente.
Certifique-se de que o frasco esteja bem fechado para evitar derramamento. Coloque a jarra e seu conteúdo em um local com bastante luz solar. Deixe a jarra naquele local por pelo menos duas semanas - embora você possa deixá-la de fora por até quatro para garantir que o calor do sol libere todos os óleos do anis.
Semente de anis
Usando o pano de algodão, escorra o óleo para remover a semente de erva-doce e quaisquer sobras.
Agora você pode armazenar o óleo de anis em uma nova garrafa ou jarro até que esteja pronto para usá-lo!
Você sabia que o óleo de anis é comumente usado em aromaterapia para tratar resfriados e gripes?
E de acordo com o escritor, naturalista e filósofo do primeiro século Plínio, o Velho, o anis era usado como um estimulante para a sonolência diurna, como um purificador de hálito e como um remédio para picadas de escorpião quando misturado com vinho!