Os potes de conservas são recipientes de vidro feitos especificamente para conservas e conservas caseiras. Também chamados de potes de pedreiro ou potes de bola, os potes de conserva vêm com uma vedação plana e tampa de rosca. Os frascos e as tampas podem ser reutilizados continuamente durante anos, mas os discos de vedação devem ser substituídos após cada uso.
Ao comprar potes de conservas para uso doméstico, lembre-se dessas coisas.
Os potes de conservas vêm em vários tamanhos. Os tamanhos mais comuns são meio litro, litro, quarto e meio litro, mas a maioria das receitas de enlatados usa os tamanhos de meio litro e litro.
Os potes de conservas de meio litro são perfeitos para compotas, geleias, pastas, condimentos e molhos. Seu tamanho pequeno os torna perfeitos para adicionar a cestas de presentes ou para montar uma variedade de presentes.
A maioria das receitas de conservas de vegetais, picles e salsa pedempotes de conservas do tamanho de um litro ou litro. Eles se encaixam facilmente em conservas de banho de água quente, bem como em conservas de pressão.
Os potes de conservas de meio litro podem ser difíceis de usar. Seu tamanho grande requer conservas extra grandes e, uma vez cheias, são bastante pesadas e difíceis de armazenar.
O disco de vedação plano que vem com os novos potes de conserva tem um composto pegajoso ao redor da borda. Quando aquecida, a banda cria uma vedação sobre o frasco, o que o torna hermético. Quando você usa sua comida enlatada, a tampa de rosca garante que o disco permaneça no lugar após o selo ser quebrado.
As tampas de rosca podem ser reutilizadas desde que estejam em bom estado. Se eles ficarem amassados ou começarem a enferrujar, eles devem ser substituídos. Os discos de vedação só podem ser usados com segurança uma vez; após o primeiro uso, o composto de vedação não é mais confiável para manter seus alimentos protegidos de mofo ou bactérias. Tampas e discos de vedação podem ser adquiridos em qualquer lugar onde você encontrar potes de conservas.
Certifique-se de que todos os seus potes de conservas não tenham rachaduras ou lascas. Eles também precisam ser esterilizados antes do uso. Siga as instruções da caixa ou folheto que acompanha seus frascos para esterilizá-los. Se você comprar potes de conservas usados, lave-os com água muito quente e sabão e ferva-os em banho-maria por cerca de dez minutos.
Os frascos de conservas vêm em estilos de boca regular ou larga. Os potes de boca larga são melhores para vegetais maiores, metades de frutas e picles inteiros ou qualquer coisa que precise de um pouco de espaço extra na abertura.
Nunca use potes que não sejam especificamente projetados para conservas caseiras. Os potes de produtos do supermercado não podem ser reutilizados como potes de enlatamento, pois o vidro não é feito para esse tipo de tratamento.
Frascos de conservas velhos podem ser itens colecionáveis valiosos. Se você deseja iniciar uma coleção de potes de conservas, procure aqueles com um tom colorido. Eles são muito raros e, na verdade, funcionam melhor para manter os alimentos frescos porque permitem que menos luz entre nos frascos do que o vidro transparente.
Cuidado:
Nunca reutilize os discos de vedação que vêm com seus potes de conservas. O selo ficará comprometido e sua comida ficará sob risco de parasitas e mofo.
Armazene seus potes de conservas em sua caixa original, se possível, e mantenha-os em um local seco. Lave e esterilize seus frascos antes de cada uso.
Dicas rápidas:
Os frascos de Mason têm o nome de John L. Mason, que inventou o primeiro frasco de conserva com tampa de rosca em 1858.
Ao comprar potes de conservas usados, verifique se há cortes, arranhões e rachaduras em cada um deles.