Como fazer mel: equipamentos de apicultura, abelhas e muito mais

Que as abelhas colocam nas células do favo de mel de sua colméia
O mel é feito pela coleta do néctar da flor, que as abelhas colocam nas células do favo de mel de sua colméia.

Obtenha dicas para preparar este saboroso petisco e engarrafá-lo em um pote de mel

O mel é feito pela coleta do néctar da flor, que as abelhas colocam nas células do favo de mel de sua colméia. Mas como você colhe isso? Aqui estão algumas dicas sobre suprimentos para apicultura, favo de mel, abelhas e muito mais.

Passo 1

Prepare o seu equipamento: você precisará de uma colmeia para colher o mel. Uma consideração importante é a sua segurança; há uma razão pela qual os apicultores usam proteção da cabeça aos pés ao lidar com as abelhas. Verifique se você tem as fontes apropriadas antes ficando começou. Normalmente, você pode encontrar equipamentos online ou até mesmo em sua loja local de jardinagem ou ferragens.

Passo 2

Colher os favos de mel: Eles são mantidos em câmaras acima, onde os ovos são postos e cuidados. Na verdade, essas áreas são mais fáceis de remover da colmeia do que outras seções, o que é uma boa notícia para quem está colhendo. Você pode comê-lo direto dos favos, mas os apicultores mais sérios processam e engarrafam. Quando usado direto dos favos de mel, é denominado "mel em favo", enquanto um produto processado é denominado "mel líquido".

Etapa 3

Limpe os favos de mel: existem tampas sobre os favos de mel, estes terão de ser raspados de cada lado das armações antes da colheita.

Passo 4

Extração: Existem máquinas extratoras especiais para extração. Eles giram as armações até que o líquido escorra, em um tanque de mel não processado.

Etapa 5

Você precisará de uma colmeia para colher o mel
Configure o seu equipamento: você precisará de uma colmeia para colher o mel.

Processamento: Deve ser processado para remover quaisquer detritos que possam ter sido extraídos ao longo do caminho. O produto é tão espesso que a maioria desses detritos realmente flutua e pode ser removido do topo. Em seguida, é aquecido ligeiramente para facilitar o trabalho e coado para remover quaisquer pedaços menores de detritos.

Etapa 6

Engarrafamento: Agora, está pronto para o engarrafamento em frasco. Algumas pessoas filtram com pressão seu produto antes de engarrafar para remover todo o pólen, mas isso também remove um pouco do sabor, e muitos fãs sérios preferem tê-lo cru, que ainda tem seu pólen. Você pode notar que a cor varia do mais escuro ao mais claro. Isso depende da origem do néctar e resulta em um sabor diferente. Geralmente, quanto mais escura a cor, mais forte é o sabor.

Etapa 7

Armazenamento: O mel conserva-se por muito tempo. Pode cristalizar, especialmente se estiver cru, mas você pode comê-lo como está ou aquecê-lo suavemente para liquefazer esses cristais. Deve ser armazenado entre 70 e 75 graus e bem tampado para evitar a umidade. Para armazenamento de longo prazo, mantenha-o no congelador.

Fazer este produto a partir de colmeias é bastante desafiador, mas também é uma atividade gratificante. Um passatempo envolvente, não é para todos. Se você está pensando em entrar nisso, certifique-se de se proteger adequadamente das abelhas. O mel é um adoçante puro e natural e pode valer a pena o esforço necessário para colhê-lo.

Artigos relacionados
  1. Como fazer torradas francesas?
  2. Como fazer uma batata no microondas?
  3. Como fazer rolos de fermento de base?
  4. Como fazer um bolinho de massa perfeito?
  5. Como fazer um goulash gostoso?
  6. Como fazer biscoitos e molho?
FacebookTwitterInstagramPinterestLinkedInGoogle+YoutubeRedditDribbbleBehanceGithubCodePenWhatsappEmail