Corrosão é a deterioração das propriedades de um material devido à sua interação com o meio ambiente. A corrosão ocorre em todos os lugares, desde os dentes até as baterias. Um lugar comum onde queremos controlar a corrosão - além de nossos dentes - é em materiais metálicos ou cerâmicos. O metal normalmente sofre corrosão devido à oxidação dos átomos de ferro conforme eles reagem com a água ou oxigênio, enquanto a cerâmica normalmente sofre corrosão pela exposição à luz ultravioleta do sol. Alguns metais resistem melhor à corrosão do que outros, razão pela qual, por exemplo, o latão é freqüentemente usado em encanamentos.
Compra de materiais passivados
Sob as condições certas, uma película muito fina de corrosão pode realmente proteger o resto de um elemento de corrosão adicional. No ar e na água de temperaturas moderadas, o alumínio, o aço inoxidável, o titânio e o silício passarão por esse processo, que é tecnicamente conhecido como passivação. Embora, em geral, os materiais passivados sejam superiores na resistência à corrosão, se eles sucumbirem, a corrosão tende a ser menos óbvia do que outros tipos de corrosão, como, digamos, ferrugem, escapando assim à atenção. Se você decidir comprar materiais passivados, tome cuidado com os seguintes tipos de corrosão:
Corrosão por pite. A corrosão por pite aparece como pequenas cavidades que podem continuar a aumentar de tamanho porque o interior da cavidade é privado de oxigênio.
Preocupado. Os óxidos de passivação também podem ser abrasivos quando as partículas esfregam contra o filme de passivação onde duas superfícies se unem.
Deterioração da solda. A corrosão pode ocorrer perto de pontos de soldagem. As ligas especiais que podem prevenir a deterioração da solda requerem um tratamento térmico pós-soldagem para evitar o ataque da faca, que é uma forma semelhante de corrosão que parece (pequena e difícil de detectar).
Corrosão microbiana. Também conhecida como corrosão bacteriana, a corrosão microbiana é causada por microorganismos.
Corrosão de alta temperatura. Materiais sujeitos a altas temperaturas em um ambiente contendo produtos corrosivos podem ceder a este tipo de corrosão.
Para materiais que não são especificamente conhecidos por resistirem à corrosão como, digamos, ferro, aqui estão algumas maneiras de controlar a corrosão:
Barreira. O controle de barreira contra corrosão consiste em colocar um material resistente à corrosão entre o meio ambiente e o material que você está tentando proteger. Isso incluiria a aplicação de esmalte, bem como galvanização, galvanização e pintura.
Revestimentos. Em ambientes controlados, agentes químicos que inibem a corrosão podem ser adicionados ao ambiente. Esses agentes variam de sais a fosfatos.
Anodização. No final do processo de fabricação, as ligas de alumínio podem ser anodizadas sendo colocadas em uma lavagem química, criando assim uma camada protetora.
Proteção catódica (CP). A proteção catódica controla a corrosão criando uma superfície de metal no cátodo de uma célula eletroquímica.
Essa é a curta lição sobre controle de corrosão. Fique atento à corrosão em sua casa. Uma das melhores maneiras de ficar à frente da corrosão é controlá-la desde o início.