O motor soprador de um carro também é responsável por difundir o ar quente do motor.
Possuir um carro implica a responsabilidade de manter todas as peças do carro e mantê-lo em boas condições de funcionamento. Entre as peças importantes sob o capô está o motor do soprador, que ajuda a fazer o ar circular pela cabine de passageiros. O motor soprador de um carro também é responsável por difundir o ar quente do motor. Quando o motor do soprador quebra, seu carro pode ter uma probabilidade maior de superaquecimento, especialmente em tráfego intenso ou em clima quente. Você precisará certificar-se de que seu soprador está em boas condições para garantir a segurança.
Ouça o som produzido pelo motor. Em essência, um motor de soprador normal produz som. Durante a operação normal, e enquanto estiver ocioso, você deve ouvir o motor do soprador do carro funcionando. Como a maioria dos carros vem com isolamento acústico, abra a janela e observe os ruídos do motor. O ventilador geralmente começa a operar em uma determinada temperatura e irá alternar entre ligado e desligado, dependendo da temperatura do motor. Se você não ouvir o ventilador funcionando, pode ser um indicador de um ventilador danificado. Isso também pode significar um fusível queimado, um resistor com defeito ou fiação danificada.
Verifique se os fusíveis estão queimados. Abra o compartimento do motor do seu carro e localize a caixa de fusíveis. A capa geralmente terá uma legenda, indicando qual fusível se destina a qual parte. Remova o fusível do ventilador e substitua-o por um fusível de classificação semelhante. Ligue o motor e observe se o ventilador está funcionando agora. Se o novo fusível queimar, o problema é um curto-circuito. Outra possível causa do problema pode ser escovas sujas dentro do motor do ventilador. Os fusíveis podem permanecer por um tempo e depois queimar mais tarde, devido à tensão adicional. Nesse caso, substitua as escovas do motor imediatamente.
Remova o motor de seu suporte. Se os fusíveis estiverem funcionando corretamente, retire o motor do suporte e faça uma inspeção visual. Verifique se há fios soltos. Se os fios estiverem corretos, pegue os fios do jumper e conecte-os ao motor. Tenha um fio conectado a um aterramento e outro a uma fonte de alimentação. Se o motor não funcionar, ele precisa ser substituído.
Se você não ouvir o ventilador funcionando, então pode ser um indicador de um ventilador danificado.
Sinta o ar saindo pelas aberturas. Se os fusíveis e o motor estiverem funcionando corretamente, ligue o aquecedor. Sinta as aberturas e verifique se há ar saindo. Ligue o ar condicionado e verifique novamente se há ar. Se o motor estiver funcionando, mas não houver saída de ar pela ventilação, é possível que o motor esteja entupido.
Verifique os controles de ar. Você pode usar uma ferramenta de diagnóstico para verificar o controle de ar. Geralmente, isso estará disponível para aluguel em uma loja de artigos automotivos. No entanto, você terá que consultar o manual de manutenção do seu carro para verificar os códigos de erro.
Um motor do soprador com defeito resultará em um desempenho ruim do sistema de aquecimento e ar condicionado. Isso trará desconforto para os passageiros, principalmente em condições meteorológicas extremas. Faça questão de testar seu sistema de ar-condicionado durante as programações de manutenção periódica do carro.