Como ajustar a convergência do alinhamento das rodas?
Abril Carmona Sobrinho
• 3 min de leitura
O dedo do pé impróprio é a causa número um do desgaste dos pneus de um veículo. Seu veículo pode ter dedo do pé negativo, dedo do pé para fora, ou dedo do pé positivo, dedo do pé para dentro. A convergência ocorre quando os pneus estão afastados um do outro (\ - /) quando você olha para eles de frente do carro. Toe-in é quando os pneus estão inclinados um em direção ao outro (/ - \). Idealmente, você deseja ter uma ligeira convergência para compensar os pneus se espalhando durante a condução.
A parte dianteira
Você pode verificar visualmente o alinhamento das rodas dos pneus dianteiros. A maneira mais simples de fazer isso é estacionar o veículo em uma superfície nivelada, passar giz nos pneus traseiros, sacudir a extremidade dianteira duas ou três vezes e se afastar do veículo e olhar para os pneus dianteiros. Se você notar que eles estão angulados ou afastados um do outro, talvez seja necessário fazer alguns ajustes.
Se você não consegue ver nenhum ângulo do pneu, pode pegar uma fita métrica e medir a distância entre a parte interna dos pneus dianteiros e a parte traseira dos pneus e ver qual distância é maior. Se a distância da frente dos pneus for maior, o veículo tem que sair e precisa que as rodas estejam alinhadas. Se a distância da parte traseira dos pneus for maior, o veículo terá que sair do lugar.
Ajustar o alinhamento da roda é um processo bastante simples. Existem dois tipos de configurações frontais que você pode encontrar ao ajustar o dedo do pé. O primeiro é com direção tipo pinhão e cremalheira. Para ajustar o dedo do pé neste tipo de extremidade dianteira, você precisa primeiro afrouxar a porca de batente que prende a extremidade do tirante externo firmemente ao tirante interno. Em seguida, você girará o tirante interno para ajustar o alinhamento. Se você precisar ajustar o pneu para dentro e o tirante se conectar à parte traseira do eixo, você girará o tirante interno no sentido anti-horário se estiver olhando para o interior do pneu. Se o tirante estiver na frente do fuso, você deve girar o tirante interno no sentido horário para endireitar o pneu. Depois de meia a uma volta completa de cada lado, você deve balançar a extremidade dianteira algumas vezes e verificar novamente o alinhamento das rodas. Depois de obter o alinhamento desejado, certifique-se de apertar as porcas de batente novamente.
O outro tipo de extremidade dianteira tem os tirantes internos e externos conectados por uma luva ajustável. Existem dois parafusos de aperto na manga de ajuste. Depois de afrouxar os parafusos de aperto, você pode girar a manga e ajustar a ponta do pé no veículo. Assim como na outra extremidade dianteira, girar a luva de ajuste no sentido horário irá aproximar a roda se o tirante estiver conectado à frente do fuso e girá-lo no sentido anti-horário irá aproximar a roda se o tirante estiver preso na parte traseira o fuso. Depois de meia volta de cada lado, balance a frente e verifique o dedo do pé. Quando você conseguir o alinhamento que está procurando, aperte os dois parafusos de aperto em ambos os lados.