Diferentes modelos de carros podem ter vários ventiladores de resfriamento instalados sob o capô para manter o motor e o ar-condicionado do carro na temperatura certa para funcionar com eficiência. Um ventilador de resfriamento com defeito ou cabos em curto farão com que o motor superaqueça e pare. A ventoinha de resfriamento é conectada a um motor elétrico que faz com que funcione automaticamente quando o motor é ligado. As demais ventoinhas só funcionam quando o aparelho a elas conectado está ligado, como o ar condicionado do carro. O motor elétrico é conectado à fonte de alimentação por meio de um relé, que atua como uma chave que é controlada magneticamente. O relé da ventoinha parece um plugue quadrado com quatro terminais. Pode haver até quatro relés de ventilador em um carro. Aqui está o que você precisa fazer para verificar um relé do ventilador.
Obtenha o diagrama de fiação do seu carro. Abra o capô do seu carro e ligue o motor. A caixa de fusíveis e relés geralmente está localizada na divisória plana sob o capô, abaixo do pára-brisa dianteiro do lado do motorista. Dependendo do carro que você tem, você pode encontrar um relé de alta velocidade, bem como um de baixa velocidade. Enquanto o motor está ligado, olhe para o lado terra da bobina do relé para encontrar o fio terra. Aterre este fio e aguarde o clique do relé. O ventilador ou os ventiladores conectados ao relé serão ligados se o relé e toda a fiação estiverem em boas condições de funcionamento. Se o ventilador não funcionou, verifique a fiação. Verifique o diagrama de fiação do carro para encontrar os dois fios de alimentação de corrente, um que leva à bobina do relé e o outro que leva ao ventilador de resfriamento. Use um teste a luz para determinar se há energia nesses dois fios. Se apenas um dos fios tiver alimentação, é provável que o circuito do fusível para o relé esteja aberto ou em curto-circuito.
Desconecte o conector negativo da bateria e remova o relé do ventilador de resfriamento. Verifique a continuidade entre os quatro terminais do relé do ventilador usando um ohmímetro. Se ainda houver continuidade entre os terminais, o próximo passo é verificar o funcionamento do relé conectando a bateria aos terminais específicos. Use o ohmímetro para se certificar de que não há continuidade entre os terminais. Isso significa que o relé do ventilador está com defeito e precisa ser substituído.
Continue testando todos os relés do ventilador em seu carro e substitua os defeituosos. Use as duas sondas do ohmímetro para testar cada terminal de relé de ventilador individual com os outros terminais para determinar se não há continuidade em sua operação. Isso significa que os terminais não estão recebendo corrente elétrica. Se o relé do ventilador for verificado, você deve verificar todo o sistema de fiação conectado aos relés do ventilador para localizar circuitos abertos e fios desgastados. Você também deve verificar os fusíveis e substituir os danificados.
Leve seu carro ao mecânico se você não estiver familiarizado com os circuitos elétricos do mesmo. Por uma taxa de serviço mínima, você pode garantir que seu carro estará livre de problemas. Se você gosta de fazer as coisas por conta própria, pode comprar um diagrama de fiação para o modelo do seu carro na maioria das lojas que vendem peças de automóveis. Você também pode pesquisar online por diagramas de fiação gratuitos.