Como diagnosticar uma junta do cabeçote queimado?

Uma junta do cabeçote geralmente falha quando o óleo lubrificante ou o refrigerante se misturam
Uma junta do cabeçote geralmente falha quando o óleo lubrificante ou o refrigerante se misturam ou um dos fluidos entra nos cilindros.

É importante manter adequadamente a junta do cabeçote de um motor, pois ela desempenha uma função crítica de vedar todas as passagens de refrigerante, câmaras de combustão e passagens de óleo entre o bloco e o cabeçote. A junta do cabeçote deve ser uma vedação sem vazamentos desde o momento em que é instalada até o momento em que o motor não pode mais ser usado.

Uma junta do cabeçote geralmente falha devido ao superaquecimento. O superaquecimento ocorre quando há vazamento de refrigerante ou quando um ventilador ou termostato falha. As causas de falhas na junta do cabeçote podem ser agrupadas em:

1. Falhas no projeto da junta ou motor como:

  • um motor difícil de vedar
  • motor bimetálico que cria estresse térmico
  • ou fraqueza no design da junta

2. Erros na instalação usando:

  • uma cabeça suja ou bloco sujo
  • plano, liso ou com acabamento incorreto da superfície da junta
  • um procedimento errado de parafuso, sequência ou especificações de torque quando os parafusos da junta do cabeçote foram apertados
  • ou reutilizando parafusos danificados, sujos ou esticados
  • um selador em juntas que não precisam de um selador

Condições de gaxeta com excesso de tensão

Uma junta do cabeçote geralmente falha devido ao superaquecimento
Uma junta do cabeçote geralmente falha devido ao superaquecimento.

3. Condições de gaxeta sobrecarregada em operação, fazendo com que falhe devido a:

  • preignição
  • detonação
  • superaquecimento

A primeira etapa para evitar que uma gaxeta falhe repetidamente é descobrir a causa da primeira falha da gaxeta do cabeçote. Há casos em que a causa é fácil de diagnosticar ou óbvia, mas há momentos em que você precisa examinar várias mudanças na condição da gaxeta para determinar a causa. Uma junta do cabeçote geralmente falha quando o óleo lubrificante ou o refrigerante se misturam ou um dos fluidos entra nos cilindros.

Junta da cabeça fundida

Ao diagnosticar uma junta do cabeçote queimado, observe o seguinte:

  1. Verifique os orifícios do cilindro. A falha da junta do cabeçote é comumente detectada no cilindro. Quando a gaxeta falha, o óleo ou refrigerante vai para a câmara de combustão. Verifique se você pode sentir um cheiro "doce" de refrigerante de etilenoglicol ou propilenoglicol do escapamento do veículo ou se o refrigerante cheira a escapamento.
  2. Faça uma inspeção visual do topo do pistão e das velas de ignição para a formação de fuligem de carbono proveniente do interior da parede do cilindro. Se a parte superior do pistão e as velas de ignição estiverem limpas, o refrigerante entrou nos cilindros e removeu a fuligem de carbono.
  3. Procure por depósitos de carbono no isolador e nos eletrodos da vela de ignição. Se houver depósitos, as velas de ignição sujam e isso significa que o óleo entrou nos cilindros. O carbono encontrado nos isoladores também faz com que a vela de ignição não acenda e faz com que o circuito elétrico tenha uma resistência mais baixa criada pela película de carbono condutiva na parte superior do isolador.
  4. Verifique se há óleo presente no refrigerante do motor. Isso é um sinal de que a junta do cabeçote pode ter estourado. Um refrigerante é reconhecido pela cor do líquido. Se você encontrar óleo sob o motor, pode ser apenas água que explodiu sobre os anéis do pistão e condensou-se com a combustão.
  5. Usando um micrômetro, verifique se a junta do cabeçote que falhou está esmagada ou mais fina em algumas áreas. Se a área ao redor da câmara de combustão tiver uma armadura rachada, isso pode ter causado uma queimadura. A junta do cabeçote pode ter falhado devido a pré-ignição ou detonação.

Para evitar queimar a junta do cabeçote, certifique-se de usar o tipo certo de refrigerante com a mistura certa para o seu motor. Regularmente, mantenha o sistema de arrefecimento limpo para evitar superaquecimento e, se necessário, use juntas de "alta temperatura" para evitar a detonação.

Artigos relacionados
  1. Como diagnosticar uma embreagem deslizante em seu carro?
  2. Como diagnosticar problemas no motor do carro?
  3. Como fazer manutenção em um carro a 5000 milhas?
  4. Como diagnosticar sons de escutas e tiques do motor?
  5. Como fazer uma inspeção de veículo 4x4?
  6. Como fazer a manutenção preventiva do seu veículo?
FacebookTwitterInstagramPinterestLinkedInGoogle+YoutubeRedditDribbbleBehanceGithubCodePenWhatsappEmail