Um conversor catalítico é um dispositivo instalado em um veículo motorizado que converte emissões nocivas em gases menos perigosos. Os conversores catalíticos são uma invenção relativamente nova. Esta é provavelmente a razão pela qual a maioria dos proprietários de automóveis não está familiarizada, se não completamente inconsciente, de como o conversor catalítico de seu veículo funciona. E como os conversores catalíticos são um dos componentes mais caros de um veículo, essa falta de familiaridade agrava ainda mais o problema. Este artigo destina-se a pessoas que possuem as habilidades necessárias para trabalhar nos reparos de seus automóveis. A menos que você esteja completamente confortável, seria prudente enviar seu carro a uma oficina mecânica para esse fim.
Prepare tudo. Em primeiro lugar, você deve ter o conversor catalítico de substituição pronto. Lembre-se de que você compra um que é específico para a marca e o modelo do seu carro. Embora um tipo genérico de conversor catalítico funcione certamente como um substituto, instalá-lo será definitivamente mais difícil. Isso ocorre porque os genéricos precisam ser soldados no carro. Os específicos da marca, por outro lado, só precisam ser aparafusados porque já foram pré-soldados. Depois de adquirir o conversor catalítico correto, é hora de reunir os outros materiais necessários. Tenha pelo menos duas rampas confiáveis ao seu alcance. Chaves e brocas também são necessárias, portanto, tenha-as à mão. Por fim, compre algumas porcas, parafusos, parafusos e vedações extras, caso os existentes sejam danificados durante a remoção do conversor catalítico antigo.
Prepare seu carro. Com o uso das rampas, levante o carro completamente em ambas as extremidades. Isso é necessário porque o conversor catalítico é instalado até a seção intermediária do comprimento do carro.
Desinstale o sensor de o2. Com o uso de uma chave de O2, desfaça o sensor de O2.
Use as chaves e chaves de fenda adequadas para a remoção. Solte todos os parafusos e porcas que prendem o conversor catalítico firmemente no lugar. Os tamanhos dessas porcas e parafusos podem variar, portanto, você precisará ter vários tipos e tamanhos de chaves prontas. As porcas e parafusos também podem ser difíceis de remover, portanto, serrar ou furar pode ser necessário para desfazer completamente o conversor catalítico.
Desengate os tubos. O número de canos silenciosos pode variar dependendo do tipo de sistema de escapamento do seu carro. Desinstale o (s) tubo (s) que prendem o sensor de O2 ao conversor catalítico.
Aparafuse o novo conversor. Simplesmente aparafuse o conversor de substituição no espaço antes ocupado pelo conversor catalítico antigo.
Reconecte todas as outras peças. Parafuse o (s) tubo (s) de volta. Depois disso, parafuse o sensor de O2 de volta no lugar. Use porcas, parafusos ou parafusos novos, se necessário.
Lembre-se de que você só instala um novo catalisador para o seu carro. A aquisição de um conversor catalítico usado para fins de substituição é punível de acordo com as leis federais.