Quando falamos sobre cortadores de plasma, não falamos sobre um cortador de lâmina ou uma serra elétrica. Falamos sobre átomos, elétrons e núcleos. Em outras palavras, falamos sobre energia. Os estados mais comuns da matéria são sólido, líquido e gasoso. Matéria é tudo o que ocupa espaço. Água é matéria. Ele assume a forma sólida quando é gelo. Quando o gelo é aquecido, ele se torna líquido, e quando o líquido é aquecido, o vapor evapora. Esta é agora a forma gasosa da matéria. Quando o gás é extremamente aquecido a uma temperatura muito alta, o quarto estágio da matéria torna-se conhecido - é o plasma.
Os cortadores de plasma vêm em todos os tamanhos e formas. Existem cortadores de plasma horríveis que usam braços mecânicos para fazer incisões precisas. Existem também pequenas unidades portáteis que você pode comprar em uma loja do tipo faça você mesmo. Mas, independentemente do tamanho ou forma, todos os cortadores de plasma funcionam no mesmo padrão que as ferramentas construídas com o mesmo propósito.
Ele funciona enviando um gás pressurizado, como oxigênio, argônio e nitrogênio, através de um pequeno conduíte ou canal onde um eletrodo carregado negativamente é encontrado.
Quando a energia é aplicada ao eletrodo negativo e a ponta do bico toca o metal, um circuito é criado.
Uma faísca vigorosa e poderosa é produzida entre o eletrodo e o metal.
Conforme o gás estático passa pelo conduíte, a faísca aquece o gás. Essa reação produz um fluxo de plasma constante que condensa o metal em escória fundida.
Núcleos carregados positivamente
Os íons são núcleos carregados positivamente. Vastas quantidades de energia são liberadas quando os elétrons que se movem rapidamente colidem com outros elétrons e íons. Essa energia dá ao plasma seu status distinto e incrível poder de corte. Os metais são difíceis de manipular. Sem os cortadores de plasma, é difícil construir projetos grandes e fortes, como uma asa de avião.
A função de um cortador de plasma é particularmente simples. Ele faz o trabalho ao empregar um dos estados da matéria mais estabelecidos. A quantidade de calor traduzida em energia excita as moléculas ao se libertar das ligações que as unem. Os cortadores de plasma agora estão ligados à indústria. Eles são usados inevitavelmente em oficinas automotivas, bem como em fabricantes de automóveis para criar chassis e quadros. Eles também são usados em empresas de construção e em projetos de grande escala para fabricar e cortar vigas maciças.
Fabricação de ferramentas manuais
Os cortadores de plasma nos últimos anos eram muito caros. Eles eram usados principalmente para grandes trabalhos de corte de metal. Mas, nos últimos anos, o custo dos cortadores de plasma caiu significativamente, tornando- os disponíveis para uso pessoal. Seu tamanho também caiu para uma ferramenta portátil, tornando-os mais um requisito do que uma opção. Os metalúrgicos usam cortadores manuais de plasma para criar obras de arte distintas que não seriam viáveis com as ferramentas tradicionais de metalurgia.
Usando os padrões básicos da física, o cortador de plasma executa trabalhos de resultados mágicos. Conforme nossa compreensão do plasma aumenta, mais ferramentas e aplicativos serão utilizados nesta força cativante da natureza.