Como ajustar o alinhamento das rodas do seu carro?
Dr. Emílio Simon Santacruz Fil
• 4 min de leitura
Até o motorista de automóvel mais novato perceberá se o carro não está se movendo tão reto quanto deveria em uma estrada ou rodovia nivelada. Você notará que seu carro tende a virar para a direita ou para a esquerda, dependendo de qual parte precisa de ajuste no alinhamento. Isso acontece quando pelo menos uma de suas rodas está desalinhada. Você definitivamente deve verificar e consertar isso antes que piore e cause um acidente. Continue lendo para descobrir como você pode corrigir esta situação potencialmente perigosa.
Saiba o motivo pelo qual suas rodas estão desalinhadas. Existem três fatores que afetam o alinhamento das rodas de um carro. O rodízio se refere ao ângulo em que a roda gira. Camber refere-se à relação vertical das rodas com o solo. Toe-in é a diferença entre a distância entre os pneus dianteiros e a distância dos pneus traseiros. Se o seu problema for com o rodízio ou curvatura, então você deve ter um mecânico de automóveis para consertar isso. Mas se o problema estiver no dedo do pé, é possível fazer os ajustes necessários para definir o alinhamento correto da roda.
Verifique a configuração correta do dedo do pé do alinhamento das rodas do seu carro. Você pode encontrar facilmente a configuração correta no manual do fabricante do carro que você possui e em alguns guias de reparo de automóveis. Sua biblioteca local tem provavelmente cópias de manuais de reparação automóvel que você pode usar, mas você vai definitivamente achar esta informação on-line no do fabricante do carro web site ou em fóruns.
Verifique se há componentes instáveis na roda. Usando suportes de macaco, eleve o carro acima do solo. Quando as rodas estiverem penduradas, sacuda-as com firmeza e observe se alguma coisa está solta. Ajuste as porcas e parafusos soltos conforme você os vê.
Marque a circunferência de cada pneu. Usando um canivete, coloque a ponta contra o pneu e gire-o. Deve-se pressionar a ponta do canivete de forma que a ponta faça uma leve marca nos pneus.
Derrube o carro. Abaixe o suporte do macaco e coloque o carro no chão. Empurre o para-lama para baixo várias vezes para se certificar de que o carro está firme.
Meça as configurações do dedo do pé. Para fazer isso, entre no carro e certifique-se de que ele esteja em uma posição neutra. Enquanto estiver dentro, gire o volante solto, mas com os pneus ainda apontando para frente. Saia do carro e vá para os fundos. Empurre o carro por cerca de 10 metros. Peça a ajuda de alguém com isso, caso você não possa fazer isso sozinho. Apenas certifique-se de empurrar ao mesmo tempo e mantê-lo o mais reto possível. Meça a distância entre as marcas do pneu na frente usando uma fita métrica. Faça o mesmo com os pneus traseiros.
Compare a configuração do dedo do pé. Subtraia o diferente nas medidas entre os pneus dianteiros e traseiros. Verifique se o resultado está dentro das configurações de toe recomendadas para o seu carro. Se não estiverem, faça os ajustes necessários, afrouxando ou apertando as porcas que se encontram na extremidade do tirante.
Verifique se as rodas estão alinhadas. Você precisará repetir as etapas 5 a 7 para fazer isso. Em seguida, leve seu carro para dar uma volta em uma estrada reta e nivelada para ter uma noção real do ajuste.
O alinhamento correto das rodas prolonga a vida útil dos pneus. Certifique-se de que as rodas estão devidamente alinhadas para que não seja tão difícil manusear e dirigir as rodas do seu carro.