Como falar com eficácia ao telefone para negócios?
Dr. Alan Alexandre Ávila Jr.
• 4 min de leitura
As chamadas telefônicas são muito importantes nas transações comerciais. Eles permitem que funcionários e empresários se comuniquem com seus parceiros e clientes para finalizar negócios, contratos, negociações e outros assuntos de negócios. Existem até momentos em que negócios importantes são finalizados por meio de ligações. A adjudicação dos pitches também pode ser feita por telefone. Não se trata apenas de uma simples comunicação. Se você tem a habilidade de falar bem ao telefone, tem um grande potencial de ser persuasivo e fazer as coisas acontecerem do seu jeito. Em suma, pode aprimorar e fazer seu negócio crescer. Para saber como falar ao telefone com eficácia em tempos de negócios, continue lendo.
Use o primeiro nome. Quando vir alguém do trabalho ligando para você, responda com seu nome ou nome e acompanhe com uma saudação profissional padrão. Tanto quanto possível, vá para um local silencioso antes de atender a chamada, especialmente se houver muito ruído de fundo.
Não deixe o chamador em espera por muito tempo. Quando outra chamada é recebida, as pessoas têm a tendência de colocar o chamador em espera para ver quem pode estar ligando. Isso pode ser bom. No entanto, se você acha que terá que falar com o segundo chamador por mais tempo, volte para o primeiro chamador e diga que ligará novamente. É rude deixar os chamadores esperando por muito tempo, especialmente se eles tiveram que apertá-lo em sua agenda muito agitada. Você pode nunca saber se já está perdendo seu precioso tempo.
Tenha paciência. Ouça com atenção o que seu cliente ou cliente está dizendo. Não interrompa e tente responder à consulta ou pergunta antes mesmo de o cliente terminar de perguntar. Permita que toda a pergunta seja feita primeiro. Se tentar dar a resposta imediatamente, você pode irritar o cliente porque pode estar dando a resposta errada, afinal.
Faça ligações de acompanhamento. Para estabelecer boa vontade e construir relacionamentos sólidos com os clientes, faça ligações de acompanhamento. Pergunte se eles já entenderam o que os incomodava ou se receberam o pacote que você enviou. Isso os fará sentir sua sincera preocupação.
Deixe mensagens precisas. Quando o correio de voz estiver ativado, certifique-se de que as mensagens que você vai deixar são claras e compreensíveis. Informe seu nome, o motivo pelo qual está ligando e suas informações de contato. Mesmo que a pessoa já tenha o seu número, é melhor deixá-lo para o caso de se perder.
Pergunte se o momento é bom. Antes de iniciar a conversa, pergunte ao receptor se é um bom momento para conversar. O receptor pode estar fazendo alguma coisa. Em caso afirmativo, pergunte quando é melhor ligar novamente. De qualquer forma, você não gostaria que o receptor se distraísse enquanto você está falando.
Seja amigável. Os clientes também têm algo importante para fazer. Portanto, certifique-se de ir direto ao ponto, sem aliená-los. Você ainda deve observar seu tom. Certifique-se de que ainda está sendo amigável.
Faça ligações de negócios somente se puder. Aceite ou faça ligações de negócios apenas se estiver com vontade. Atender chamadas se você estiver muito cansado pode ofender o chamador.
Também é uma orientação básica ser sincero ao ouvir seus clientes. Tenha algum interesse no que está sendo dito. Você também pode chamá-los pelo primeiro nome para dar um toque mais pessoal à sua chamada.