Como realizar uma auditoria de comunicação simples para o seu negócio?
Sr. Fernando Rocha Filho
• 3 min de leitura
A comunicação interna deficiente tem um efeito importante em qualquer negócio. Incluindo o seu. É muito importante que você conduza uma auditoria para identificar os prós e contras da negatividade do escritório. Aqui estão algumas dicas úteis na abordagem de sua auditoria de comunicações internas.
Aqui estão algumas considerações importantes antes de iniciar sua auditoria: moral instável, medo da segurança no trabalho, má imagem do cliente devido à rápida perda de pessoal, percepção dos funcionários sobre a gestão e custo de oportunidade devido ao novo treinamento.
Estude como o tráfego flui. Identifique canais de comunicação vitais dentro do escritório. Lembre-se de que a rota do chefe para o funcionário não é a única. A fofoca de funcionário para funcionário também é forte quando há um ar de incerteza. Observe atentamente todas as comunicações. Você deve aprender como classificá-los. Com informações suficientes, você poderá mapear todos os tipos de palestras que acontecem.
Pare, olhe e ouça. Depois de estudar o fluxo de informação e comunicação, você deve detectar onde a comunicação está errada. É aqui que a mensagem real é distorcida ou alterada. Essas alterações são feitas por acidente ou maliciosamente. Tenha cuidado ao identificar isso. Seja objetivo e conduza uma pesquisa completa. As empresas maiores estão mais sujeitas a esse tipo de distorção de informações. Identificar as áreas problemáticas do fluxo de comunicação é metade da sua tarefa de auditoria.
Falar por falar. Com o ar de dúvida se aproximando, você deve ser capaz de falar com os funcionários e a gerência de maneira adequada e propícia. A chave aqui é tornar os canais de comunicação entre funcionários e administradores amigáveis. Deve ser um fórum aberto onde não ocorrerão ataques. Conseguir isso também ganhará sua confiança e elogios de ambas as partes. Mas o mais importante é que aliviará a tensão quando ambos os lados puderem discutir livremente suas preocupações.
Palavra do boato. Há um longo debate se esse tipo de comunicação interna no escritório é útil. Existem duas maneiras de ver isso. O primeiro é positivo. O compartilhamento de informações e ideias entre departamentos pode ajudar a promover um vínculo mais forte com o escritório. Isso também torna o brainstorming e o trabalho em equipe mais conducentes. A outra perspectiva é a forma abusiva. Em vez de compartilhar dados úteis, os funcionários se envolvem em fofocas maliciosas. Isso deve ser interrompido o mais rápido possível. Boatos e fofocas têm o péssimo hábito de quebrar as linhas de comunicação. A videira pode ser realmente uma boa amiga ou sua pior inimiga. Portanto, seja cuidadoso e muito meticuloso ao lidar com isso.
Cure as feridas. Fazer recomendações também faz parte da auditoria. E, na maioria das vezes, o resultado é curar a linha de comunicação interrompida entre a administração e os funcionários. Aqui estão algumas idéias que o ajudarão a fazer isso. Crie clubes de interação social, conferências, seminários, caixas de sugestões, fóruns abertos, encontros como piqueniques de empresas, quadros de liberdade e boletins informativos. Quando os funcionários percebem que têm voz e que podem ser ouvidos, grande parte do problema já foi resolvido.
Os problemas da empresa, sejam eles grandes ou pequenos, simples ou complexos, sempre serão respondidos por uma solução simples, falando. Certifique-se sempre de que a linha de comunicação esteja aberta e livre para uso de todos.