Agências sem fins lucrativos fazem um bom trabalho - seja arrecadando dinheiro para crianças doentes ou encontrando lares felizes para animais abandonados. Se você gostaria de ingressar nas fileiras pagas de quem trabalha para organizações sem fins lucrativos, o primeiro passo é montar um currículo que o faça ser notado e, por fim, contratado.
Executando eventos de sucesso
Lembre-se de que, acima de tudo, uma organização sem fins lucrativos é um negócio. Você pode estar se candidatando à agência por causa dos cachorrinhos fofos em seus materiais publicitários, mas o trabalho deles é permanecer no azul. Isso significa que eles precisam arrecadar mais dinheiro do que gastam em sua missão. Seu trabalho potencial está, sem dúvida, relacionado a isso: gerar publicidade, executar eventos de sucesso, relações com doadores, etc.
A maioria, senão todas, as organizações sem fins lucrativos respondem a um conselho de administração - da mesma forma que uma empresa do setor privado responde a seus acionistas. Claro, o trabalho que você faz em uma organização sem fins lucrativos é geralmente mais altruísta do que a maioria das outras empresas, mas o resultado final é o mesmo: você precisa produzir resultados para que sua organização continue seu trabalho.
Então, o que isso significa para o seu currículo? É essencial incluir exemplos de como você produziu resultados no passado. Sua experiência voltada para resultados pode incluir apenas o tempo que você ajudou o PTA a arrecadar 370€ com a venda de doces, mas apontando os resultados que você alcançou- "Ao focar as crianças em objetivos específicos, ajudei-as a aumentar seus totais em relação ao ano anterior em quase 15 por cento "- torna-o relevante.
Outras dicas para montar um currículo de alto nível para uma organização sem fins lucrativos:
Conheça o seu público. A maioria dos candidatos a emprego é orientada a eliminar qualquer coisa de seu currículo que possa provocar um preconceito de um empregador em potencial - trabalho voluntário anterior para uma religião ou afiliação política em particular, por exemplo. Esse não é necessariamente o caso ao escrever um currículo para uma organização sem fins lucrativos. Se você planejou uma arrecadação de fundos de sucesso para a sua igreja e agora quer ser um planejador de eventos sem fins lucrativos, os empregadores em potencial irão olhar para o fato de que você realizou um evento com sucesso - não insistir em sua preferência religiosa.
Deixe de lado as pequenas coisas. Isso pode soar como uma contradição direta da dica anterior, mas só porque você está se inscrevendo em uma agência sem fins lucrativos, você não precisa incluir todas as atividades voluntárias que já fez. Embora seja bom demonstrar que você tem um espírito doador, a organização provavelmente não está procurando contratar alguém com base apenas em quantas horas por semana eles enviam envelopes na Fundação Save the Raccoon.
Não descarte sua experiência de negócios. A própria razão pela qual as organizações sem fins lucrativos podem continuar seu bom trabalho é porque alguém está administrando o negócio. Sim, o negócio. Pegue qualquer experiência de negócios que você tenha - seja equilibrando os livros em um salão de beleza ou agindo como tesoureiro da sua fraternidade, e analise como sua experiência pode ajudar os resultados financeiros da organização.
Destaque o seu espírito inovador. As organizações sem fins lucrativos precisam fazer muito com relativamente poucos recursos. Eles estão procurando por alguém que possa realizar grandes coisas - ou pelo menos cumprir com sucesso sua descrição de trabalho - sem muita ajuda material. Inclua em seu currículo como você foi inovador em um projeto no passado.
Use sua flexibilidade e desenvoltura. Semelhante à mentalidade "faça mais com menos", difundida na maioria das agências sem fins lucrativos, está a regra rígida de que as coisas vão dar errado, geralmente no último minuto. Depois de passar meses organizando um evento de caridade com um quarteto de cordas, esse quarteto vai pegar uma gripe no dia anterior e terá que cancelar. Para você, cancelar o evento não será uma opção. Em vez disso, você terá que permanecer flexível. Detalhe como sua flexibilidade anterior levou a um ótimo resultado.
Inclua habilidades especializadas. As organizações sem fins lucrativos estão sempre procurando pessoas que possam cumprir suas obrigações dobradas. Se você está se candidatando a um cargo executivo, mas tem experiência no ensino de informática, por exemplo, não deixe isso de fora porque acha que não é relevante para o cargo. Qualquer coisa que você puder trazer para a agência que economize dinheiro, que eles podem gastar em seus serviços, o colocará totalmente acima de sua concorrência.
Gerente de contratação inteligente
A última dica sobre como tentar garantir uma posição no mundo sem fins lucrativos é arriscar. O trabalho de caridade é mais adequado para alguém com muita energia e entusiasmo pela causa, e um gerente de contratação inteligente sabe que a atitude "vá e leve" compensa a falta de experiência específica todas as vezes. Portanto, não tenha medo de enviar seu currículo recém-elaborado, mesmo que você não atenda a alguns dos critérios. Sua paixão pode muito bem lhe render uma entrevista, e então o resto é com você!