Como melhorar suas habilidades de resolução de conflitos?
Sr. Maximiano Zamana
• 3 min de leitura
Um conflito contínuo, seja ele totalmente desenvolvido ou ainda em um estágio inicial, pode causar muito estresse para você e todos os outros envolvidos. Se for no local de trabalho, você terá que lidar com isso por oito horas diárias. Embora possa não ser muito sentido, afeta a qualidade do trabalho realizado. Por outro lado, se for em casa, o estresse pode ser ainda pior, pois inclui as pessoas que podem estar mais próximas de você - sua família. Você simplesmente não pode esperar que o conflito esfrie e desapareça, porque pode não acontecer. O que você deve fazer é iniciar você mesmo a resolução do conflito.
Estratégias de resolução de conflitos
Gerenciar conflitos é uma tarefa difícil. Há sempre o risco de piorar se você não tomar cuidado com seus métodos. Claro, se você está diretamente envolvido nele, um protagonista ou não, o risco é ainda maior. Você precisará aprender as melhores abordagens. Aqui estão algumas maneiras de melhorar suas estratégias de resolução de conflitos.
Peça a todos os envolvidos que relaxem primeiro. Se você acha que eles ainda são muito emocionais, não force a resolução. Deixe-os esfriar por um momento. Não tome isso como prevenção de conflito. Você está apenas tentando deixar as emoções se estabelecerem primeiro, para que as razões sejam melhor ouvidas e compreendidas.
Resolver um conflito não é vencer um debate ou uma discussão. Concentre-se mais em como reparar relacionamentos tensos. A principal razão pela qual você tem que ouvir lados diferentes não é descobrir o que é correto. Você ouve porque quer mostrar respeito, uma forma sutil de dizer aos outros que também o respeitem e o resto está envolvido.
Existem pessoas que não conseguem expressar seus pensamentos exatamente em palavras. Às vezes, é apenas porque eles têm problemas com suas habilidades de comunicação e não porque são desonestos. Você terá que aprimorar suas habilidades intuitivas a esse respeito. Pratique ouvir o que não está sendo dito.
Se for um conflito intergrupo, desligue-se primeiro de qualquer lado. Ao se tornar neutro, você obtém a confiança de todos os envolvidos. Portanto, a resolução de conflitos pode começar com todos trocando dúvidas uns dos outros, condição saudável e adequada para o sucesso do seu esforço.
Aprimore suas habilidades de comunicação verbal e não verbal. Para você ser um bom árbitro, deve-se ter cuidado na escolha das palavras, dando ênfase àquelas que não ofenderão ninguém. As habilidades não-verbais envolveriam métodos como contato visual, gestos e até mesmo posturas que mostrariam sua confiança e honestidade. Suas habilidades de comunicação, seja qual for o tipo, devem ajudar a encerrar qualquer relacionamento conflituoso.
Isso pode ser um pouco difícil se você for do tipo emocional. Não importa o quanto você seja bom em expressar suas idéias, se suas emoções o consumirem, seu pensamento ficará turvo e seus esforços de resolução de conflitos não levarão a lugar nenhum.