Lidar com um chefe preguiçoso é uma questão que requer muito tato, cautela, diplomacia e polidez. Sem dúvida, sua percepção de preguiça por parte de seu chefe pode ser uma fonte de baixo moral e desânimo. A preguiça de seu chefe também pode fazer com que você se sinta amargo e ressentido, especialmente se a maioria das tarefas ou projetos foram trabalhados por você. Como você lida com esse tipo de chefe? Continue lendo para aprender algumas dicas sobre como lidar com seu chefe preguiçoso.
Nunca prejulgue ou presuma. Se você percebe que seu chefe não está fazendo nada ou que frequentemente está delegando suas funções a você, pode ver a questão de duas maneiras: ou seu chefe é preguiçoso ou está preocupado. A última interpretação dá a seu chefe o benefício de sua dúvida. É possível que seu chefe esteja tendo algum problema pessoal que exija mais atenção. Especialmente se seu chefe não foi "preguiçoso" antes, sempre erre por excesso de cautela antes de rotular seu chefe de "preguiçoso" em sua mente. O rótulo que você atribui ao seu chefe em sua mente afetará sua atitude e seu comportamento em relação a ele.
Continue com seu trabalho. O simples fato de seu chefe tirar folgas com frequência não significa que você também deva renegar seus deveres e responsabilidades. Este é um caso de "siga o que eu digo, mas não siga o que eu faço". Defenda sua ética profissional imaculada para preservar sua integridade e credibilidade profissional.
Fique calmo, apesar de seus aborrecimentos e estresse. Ter um chefe preguiçoso significa que mais trabalho será despejado em você. Ser pego em uma nevasca de trabalho pode colocar uma enorme pressão sobre você, mas mantenha a calma. Ceder aos seus aborrecimentos e aumentar seu estresse além da proporção racional pode atrasá-lo e desviá-lo do cumprimento de seus objetivos.
Preserve a documentação. Sempre mantenha um registro das correspondências entre você e seu chefe. Os registros mostrarão quais tarefas foram repassadas ou delegadas a você pelo chefe. Esses registros também serão úteis quando você decidir encaminhar o problema para superiores.
Converse com seu chefe sobre sua preocupação. Tente não pensar na discussão como um confronto, embora na verdade seja, em essência, um confronto. Ao falar com seu chefe, tente não enfatizar a preguiça dele. Em vez disso, seja mais positivo e concentre-se em dizer-lhe claramente o que você precisa dele para que possa fazer melhor o seu trabalho. Expresse suas decepções de maneira educada e diplomática, mas seja honesto e claro sobre elas. Evite trazer à tona sua história de preguiça ou criticar sua preguiça; em vez disso, concentre-se em etapas concretas que seu chefe e você podem seguir após a reunião para que seu departamento possa atingir seus objetivos.
Fale com o chefe do seu chefe. Se seu chefe imediato não agir de acordo com sua preocupação dentro de um período de tempo razoável, leve o assunto ao supervisor imediato de seu chefe. Em vez de culpar alguém pelos atrasos ou pelo baixo desempenho de seu departamento, expresse sinceramente sua preocupação com o gerenciamento ineficaz.
Fale com o chefe de recursos humanos. Este é outro passo que você pode dar se a reunião de "confronto" com seu chefe não resultar em nenhuma melhora. Você deve solicitar ao departamento de recursos humanos para garantir a confidencialidade.
Ter um chefe preguiçoso torna sua vida profissional difícil. A saída mais fácil é encontrar um novo empregador. Mas, você gostaria de fazer isso apenas como último recurso. Experimente as sugestões discutidas neste artigo antes de considerar a renúncia de seu emprego atual.