Considerando que passamos de 40 a 50 horas semanais no trabalho, não é surpresa que as relações pessoais se desenvolvam entre colegas de trabalho. Trabalhamos juntos em projetos, compartilhando sucessos (e fracassos) e muitas vezes relaxamos juntos após o trabalho ou durante o almoço. Descobrimos que compartilhamos interesses comuns e é natural que amizades formadas durante o trabalho possam evoluir para relacionamentos românticos.
Potencial campo minado no local de trabalho
Embora esses relacionamentos não sejam incomuns, podem surgir problemas quando duas pessoas que trabalham juntas se encontram nessa situação. Aqui estão algumas dicas para ajudá-lo a navegar neste campo minado em potencial no local de trabalho.
Verifique a política da sua empresa quanto à confraternização. A maioria das empresas tem uma política clara quanto ao envolvimento de indivíduos em relacionamentos pessoais. Alguns proíbem totalmente, enquanto outros tratam disso de forma menos específica. Outros têm uma política, mas tendem a não aplicá-la. Se você achar que se sente atraído por um colega de trabalho, certifique-se de que agir de acordo com essa atração não viole a política da empresa. Verifique o manual do funcionário ou outra documentação de política de perto. Você pode inadvertidamente estar violando as regras e sujeito à rescisão.
Considere as ramificações. Se você se sentir atraído por um colega de trabalho e se sentir confortável com a política da empresa em relação aos relacionamentos interpessoais, pense em como o início de um relacionamento amoroso com essa pessoa afetará seu trabalho. A pessoa é seu supervisor? Se sim, pense duas vezes! Envolver-se com um supervisor pode abri-lo para todos os tipos de problemas. Os colegas de trabalho podem perceber isso como favoritismo flagrante e isso pode criar uma situação que pode ameaçar sua credibilidade. Observe todos os cenários possíveis antes de permitir que o relacionamento avance para o próximo nível.
Prossiga com cuidado. Às vezes, as pessoas têm uma personalidade totalmente diferente no local de trabalho do que em seu próprio tempo. Antes de mergulhar de cabeça em um relacionamento romântico, conheça a pessoa fora do trabalho. Saia com um grupo depois do trabalho ou para almoçar. Participe de eventos patrocinados pela empresa e aproveite a oportunidade para se conhecerem em um ambiente menos formal. Se tudo o que você tem em comum é o trabalho, o relacionamento está condenado desde o início.
Mantenha o relacionamento em silêncio. Um romance entre escritórios pode ser uma distração séria do trabalho, não apenas para os indivíduos envolvidos, mas também para os colegas de trabalho. Nunca permita que seu relacionamento interfira em seu trabalho. Isso significa sem longas conversas telefônicas, sem discussões prolongadas nos escritórios uns dos outros e absolutamente nenhum contato físico durante o horário de trabalho. Estabeleça limites desde o início e evite situações que possam ser mal interpretadas por outras pessoas. As pessoas podem estar cientes de seu relacionamento, mas isso não significa que tenha de ser uma situação "cara a cara".
Esteja preparado para o pior. Os relacionamentos falham por uma série de razões e os romances no local de trabalho não são exceção. É difícil manter um relacionamento pessoal sob tal escrutínio. Normalmente, quando um relacionamento falha, as partes podem seguir caminhos separados e, eventualmente, seguir em frente. Mas um romance fracassado no local de trabalho é diferente. A cura é mais difícil porque você provavelmente verá essa pessoa com frequência. Mesmo sabendo que ele ou ela está por perto pode ser uma distração. Se o relacionamento terminar, você pode acabar descobrindo que precisa deixar a empresa para se recuperar.
Muitos casais se encontraram e encontraram o amor no trabalho. Alguns até mesmo tiveram casamentos bem-sucedidos. Não precisa ser um desastre. Mas é importante entrar em um romance no local de trabalho com cautela e uma compreensão clara das dificuldades envolvidas. Pergunte a si mesmo se o relacionamento vale ou não os riscos e siga seus melhores instintos.
Dicas rápidas:
Pergunte a si mesmo se o relacionamento vale ou não os riscos e siga seus melhores instintos.
Dê uma olhada em: The Office Romance: Playing With Fire Without Getting Burned