A política do escritório entra em jogo em praticamente todos os locais de trabalho. Não importa o quão eficientemente você desempenhe seu trabalho, seu lugar na hierarquia será influenciado por sua habilidade (ou incapacidade) de interpretar as pessoas e se comportar de maneiras que o apresentem da melhor maneira. Embora possa ser fácil dizer que a progressão na carreira deve basear-se exclusivamente no desempenho no trabalho, o fato é que, goste ou não, se estiver empregado, você deve saber jogar o jogo. Isso não significa, no entanto, que você tenha que deixar sua ética de lado - você pode trabalhar para progredir em sua carreira e ao mesmo tempo permanecer fiel a seus valores se tiver algumas coisas em mente:
Nunca abuse de sua posição de poder. Os gerentes e outras pessoas que têm autoridade sobre outros trabalhadores devem ter cuidado para evitar ter favoritos no trabalho. Mesmo quando existe um relacionamento profissional e pessoal, os gerentes devem se esforçar para impedir que a amizade influencie suas decisões no local de trabalho.
Mantenha seu profissionalismo. Fofoca, piadas desagradáveis e comportamento turbulento não têm lugar no trabalho. Ao se comportar com dignidade, você conquistará o respeito dos supervisores, colegas e subordinados.
Seja amigável e disponível. Embora você deva sempre se comportar profissionalmente, não há necessidade de ser enfadonho ou reservado no trabalho. Todos preferem trabalhar com pessoas amigáveis e otimistas, portanto, esforce-se para manter uma atitude positiva e expressar um interesse genuíno na vida das pessoas com quem você trabalha.
Seja um jogador de equipe. Todos nós já ouvimos a frase: "Não há 'eu' na equipe" e, embora possa ser cafona e usada em demasia, não deixa de ser verdade. Dar crédito a outras pessoas por suas grandes idéias e trabalho árduo vai ganhar o respeito e a admiração de seus colegas de trabalho. Grandes gerentes sabem que, para sobreviver e prosperar no local de trabalho, cada funcionário deve ser incentivado a utilizar suas qualidades e talentos individuais.
Trate as confidências com cuidado. Não importa sua posição, provavelmente chegará um momento em que você terá acesso a informações que não se destinam ao público. Enquanto derramar o feijão pode dar a você um ganho rápido, violar a confiança de outras pessoas certamente sairá pela culatra eventualmente. Aprenda quando falar e quando ficar quieto.
Tenha cuidado ao fazer amizades no local de trabalho. No mundo agitado de hoje, muitos de nós gastamos mais tempo com nossos colegas de trabalho do que com membros da família, por isso é natural criar ligações emocionais com os colegas de trabalho. Embora não haja nada de errado em fazer amizade com as pessoas no trabalho, você deve se lembrar de que não é ético esperar que sua amizade receba aumentos ou promoções, portanto, mantenha suas expectativas razoáveis. Se você brigar com um amigo do trabalho, pode criar uma situação embaraçosa para todos os envolvidos.
Amor e trabalho geralmente não se misturam bem. Namorar um colega de trabalho pode ser complicado e muitas empresas até têm políticas em vigor para desencorajar relacionamentos românticos entre funcionários. Há vários motivos pelos quais se envolver romanticamente com um colega de trabalho é arriscado, então, se você escolheu namorar alguém no trabalho, esteja preparado para levantar algumas sobrancelhas. Se as coisas estão indo bem, evite comportamentos amorosos no trabalho e se você estiver tendo dificuldades no relacionamento, guarde isso para você também. Claro, se você estiver interessado em alguém que está acima ou abaixo de você na escada corporativa, você pode querer discutir a possibilidade de que um de vocês precise encontrar emprego em outro lugar.
Proteja sua reputação. Se você se encontrar na infeliz posição de ser alvo de fofocas ofensivas, por favor, defenda-se. Se você souber da fonte, reserve um tempo para se dirigir à pessoa com calma, sem fazer acusações. Enviar um memorando interno ou e-mail pode ser a melhor maneira, pois você não apenas poderá escolher suas palavras com cuidado, mas terá um registro escrito da comunicação. Se você não for capaz de resolver a situação sozinho, pode ter que solicitar ajuda de seu supervisor, mas você deve tentar lidar com as coisas sem envolver a administração, se possível.
Finalmente, certifique-se de que você pode se olhar no espelho. Em última análise, seu comportamento no trabalho ajudará a determinar seu caráter, portanto, tome cuidado para evitar que seu desejo de progredir na carreira influencie seu julgamento no trabalho. Todos nós queremos fazer bem, mas no final do dia, temos que viver com as escolhas que fazemos. Comporte-se de uma maneira que o deixaria orgulhoso - mesmo se sua mãe estivesse olhando!
A política do local de trabalho é um fato da vida, mas só porque você tem que jogar o jogo não significa que tem que jogar sujo. Promova seus talentos e habilidades, é claro, mas nunca faça isso às custas de outros.
Dicas rápidas:
Mantenha sua vida pessoal e sua vida profissional separadas, tanto quanto possível.
Tente ver as coisas da perspectiva das outras pessoas e considere seus sentimentos antes de se envolver em um comportamento questionável.
Se você se sentir estressado no trabalho, reserve alguns minutos para se recompor antes de dizer algo de que possa se arrepender.