Como lidar com romances de escritório de funcionários?
Christian Jácomo Valência
• 3 min de leitura
Pense rápido: quantos casais há no seu escritório? Como muitos gerentes, alguns nomes provavelmente virão à mente em menos de cinco minutos. Existem mais de 8 milhões de cupidos em cubículos em todo o país hoje, e você não pode impedir seus funcionários de se juntarem a eles, a menos que aplique uma política de não namoro no escritório. Romances de escritório têm vantagens e desvantagens. Empregados em relacionamentos são geralmente mais motivados, passam mais tempo no trabalho, melhoraram a qualidade do trabalho e menos faltas e atrasos. Por outro lado, um romance no escritório também pode levar a acusações de favoritismo, levar a dificuldades na atribuição de projetos e pode exigir a transferência de um parceiro. Veja como lidar com romances de funcionários sem implementar uma política de não namoro no trabalho.
Aceite o fato de que o romance acontece. De acordo com um professor de direito da University of Southern Oregon, existem de seis a oito milhões de pessoas que namoraram ou tiveram um relacionamento com um colega de trabalho. Muitos desses acabam em casamento.
Romances de escritório acontecem fora do escritório também. Relacionamentos podem se desenvolver entre colegas de trabalho durante viagens de negócios ou atribuições fora do escritório. É por isso que as empresas frequentemente solicitam que seus funcionários reservem quartos de hotel em andares diferentes ou realizem reuniões em salas de conferência em vez de em seus quartos de hotel.
É legal aplicar políticas que definam o comportamento inaceitável no escritório. Assim como um código de vestimenta, você pode criar um "código de conduta" que os funcionários devem seguir durante o horário de trabalho. Observe as regras de empresas semelhantes sobre suas políticas de namoro no escritório. Você pode envolver a equipe para discutir quais comportamentos são apropriados ou inadequados no trabalho.
Se sua empresa já possui uma política de namoro no local de trabalho, certifique-se de que todos saibam. Coloque-o no quadro de avisos, envie memorandos ou faça uma reunião para informar a todos sobre as regras.
Dê a seus funcionários um local para falar confidencialmente com alguém no trabalho sobre seus relacionamentos. Certifique-se de que seus funcionários saibam que podem recorrer a essa pessoa se seu relacionamento puder levar a um conflito de interesses, como um relacionamento supervisor-subordinado.
Informe seus funcionários sobre assédio sexual e discuta linguagem, vestimenta e aparência adequadas e contato físico. Essas informações serão úteis para funcionários que desejam iniciar um relacionamento com um colega de trabalho.
Se um romance no escritório azedou, sente-se com as duas partes e pergunte se elas têm alguma preocupação em trabalhar juntas. Em caso afirmativo, considere reatribuí-los a uma equipe, departamento ou projeto diferente. Se ambas as partes têm problemas para lidar com suas emoções, é melhor evitar abordar a causa da exibição emocional e, em vez disso, enfatizar a importância do comportamento adequado. Você também pode recomendar um conselheiro.
A vida pessoal e romântica de seus funcionários não é da sua conta, mas é sempre uma boa ideia fazer uma declaração geral e uma lista de comportamentos adequados no escritório. Seja muito claro para seus funcionários sobre quais comportamentos são aceitáveis ou não.