Como lidar com o assédio sexual no local de trabalho?
Gabriela Daniela Anjos de Gome
• 3 min de leitura
Você sofreu assédio sexual durante o trabalho? Aqui estão algumas das etapas que você deve seguir:
Saiba o que significa assédio sexual. Em primeiro lugar, é importante que você saiba quais ações são denominadas assédio sexual. Em termos gerais, refere-se a um incidente de natureza sexual que você vivenciou com seu colega ou supervisor. Pode ser um incidente sutil, mas desconfortável, como seu chefe perguntando se "você transou no fim de semana", ou pode ser algo físico, como seu supervisor dando tapinhas em suas costas. Também pode ser na forma de uma proposta indecente, como seu chefe sugerindo que você namore com eles para que possa ser promovido.
Colega de trabalho começa a assediar
Avise a pessoa em questão. Se um colega de trabalho começar a assediá-lo, por exemplo, xingando você de nomes sexualmente sugestivos ou assobios de lobo sempre que você passar por seu cubículo, pare um momento para olhar para ele e avise-o que você pode denunciá-lo por assédio sexual se ele persistir com suas ações. Essa é a melhor maneira de lidar com a situação antecipadamente.
Se o assédio for de natureza mais grave, você pode ir imediatamente e relatar o incidente (ver número 3).
Documente a ocorrência. Esteja ou não certo de que um incidente é um ato de discriminação sexual, você deve reservar um tempo para anotar os detalhes pertinentes. Anote a data, a hora, as testemunhas (se houver) e uma descrição do incidente. Tente descrever o incidente com a maior precisão possível: por exemplo, onde seu chefe tocou em você, precisamente? Quanto tempo sua mão ficou lá? E se for verbal, tente registrar o que ele disse palavra por palavra.
Departamento de Recursos Humanos
Saiba com quem falar. Depois de documentar o incidente, a primeira pessoa com quem você fala deve ser um funcionário do departamento de recursos humanos do seu escritório. Se o seu escritório não tiver esse departamento, vá ao seu supervisor para relatar o incidente; ou se for o seu supervisor quem o assediou, converse com o chefe dele. Apresente sua documentação e tenha uma testemunha, se houver.
Certifique-se de obter um plano de ação claro da administração. Como eles vão lidar com a situação? Eles vão repreender seu colega de trabalho? Como eles vão garantir que ele não faça isso de novo? Seja proativo e certifique-se de que algo sairá de sua reunião. Suba a escada da gestão, se necessário.
Saiba que 97% das empresas possuem uma política de assédio sexual; pergunte sobre isso com seu departamento de RH.
Saiba o que fazer se o assédio sexual persistir. Se você acha que a administração não consegue conter a situação, diga primeiro que você pode ser forçado a contratar um advogado. Você também deve avisá-los de que pode processar a empresa por não tomar medidas em relação às suas queixas de assédio sexual.
Aí está! Estas são as etapas para lidar com o assédio sexual no local de trabalho. Lembre-se de que você não deve ficar parado e suportar a situação: faça algo a respeito! É hora de deixar seu vitimizador (porque é isso que ele é, na verdade) saber que o que ele está fazendo é inaceitável e ele nunca se safaria com isso. Boa sorte e espero que tenha ajudado!