Como posso manter meu emprego? Esta questão parece estar presente nos pensamentos de todos os trabalhadores. À medida que cresce o número de desempregados, o perigo de manter ou não o emprego pode nos preocupar. Lembre-se de que trabalhadores habilidosos costumam ser valorizados. Mas quais são essas habilidades? A habilidade de se comunicar bem e trabalhar harmoniosamente com os outros é importante. Mas essa não é a única coisa a se considerar. Aqui estão algumas coisas de que você precisa para manter seu emprego.
Passo 1
Comunicar efetivamente. O trabalho de um comunicador eficaz começa antes mesmo de ele abrir a boca. Como um bom comunicador, você precisa ouvir rápido e falar devagar. Portanto, isso significa que você precisa pensar primeiro antes de abrir os lábios. Além disso, como diz Provérbios 18:13, quando alguém responde a um assunto antes de ouvi-lo, isso é tolice da sua parte e uma humilhação.
Ouvir seu empregador e seus colegas de trabalho significa uma melhor relação de trabalho com eles, evitando mal-entendidos e pode evitar que você cometa erros tolos. Quando você fala, a maneira como o faz também é importante. Falar claramente com um volume suficiente resultará em melhor compreensão e mais respeito de seu ouvinte. Surpreendentemente, muitas pessoas perdem seus empregos, não por falta de habilidades técnicas, mas porque não têm a capacidade de se comunicar bem.
Passo 2
Trabalhe bem com outras pessoas. Obviamente, você passará muito tempo trabalhando com seu empregador e colegas de trabalho e, sem dúvida, os conhecerá muito bem. E com isso, você pode ficar tentado a fofocar sobre eles (tornando seus erros e falhas o assunto principal). Lembre-se, tenha como objetivo viver em silêncio e cuidar da sua vida. Ao fazer isso, você certamente evitará ser chamado de "intrometido nos assuntos de outras pessoas" ou "fofoqueiro" e evitará perder tempo e causar atritos desnecessários com seus colegas de trabalho. Se você ganhar a reputação de trabalhador árduo, terá maior probabilidade de manter o emprego.
Etapa 3
Seja honesto. Muitas vezes, honestidade e integridade são as principais qualidades que impressionam os empregadores. E o que é ser honesto? Ser honesto significa que você não deve roubar dinheiro ou coisas materiais de seu empregador, e você não deve roubar tempo. Um estudo conduzido por uma agência de empregos diz que o roubo de tempo somava em média 4 horas e 15 minutos por funcionário a cada semana. Mas como você saberá se cometeu tais crimes? Chegar atrasado habitualmente, sair mais cedo do trabalho e socializar-se com outros funcionários durante o trabalho é como geralmente ocorre o roubo de tempo.
Seja realista. Vamos admitir, com a atual instabilidade e convulsão política e social que podem resultar em incertezas econômicas, nosso trabalho atual ainda corre grande risco, apesar de seguir todas as dicas fornecidas. Ser realista não significa que seremos negativos; significa apenas que devemos saborear cada momento gasto no trabalho e nos esforçar muito para superar qualquer desafio que possa surgir em nosso caminho.
Lembre-se sempre, nada dura para sempre. Se você perder o emprego, tente novamente ou talvez chegue a outro nível, como começar seu próprio negócio ou algo assim - o importante é que você ame o que está fazendo e esteja contente. Aproveite o tempo gasto no trabalho; faça o seu melhor para se destacar e desenvolver uma boa aura e relacionamento com seus colegas de trabalho. Espero que com a ajuda dessas dicas você consiga manter o emprego que tem agora. Tenha um bom dia!