É uma norma aceita na sociedade civilizada tratar a todos igualmente, independentemente de sexo, cor e outras considerações. Isso é especialmente verdadeiro no local de trabalho, especialmente em muitos países e territórios que aplicam leis contra a discriminação. Por um lado, as políticas de Ação Afirmativa realmente promovem, incentivam e às vezes até exigem diversidade no local de trabalho e nas escolas. Às vezes, isso é aplicado, mesmo na medida em que incentiva a discriminação reversa, na medida em que aqueles de grupos minoritários têm realmente preferência, apenas para satisfazer os requisitos legais.
Fazendo a diversidade funcionar
Fazer com que a diversidade funcione no ambiente de escritório, na verdade, requer algum esforço, tanto por parte do empregador quanto dos funcionários. Diferentes tipos de diversidade costumam ser tratados de maneira diferente, mas o requisito básico é que todos sejam tratados de forma igual, com dignidade e respeito.
Diferença entre os sexos. Freqüentemente, queixa-se de que os homens têm vantagem sobre as mulheres no que diz respeito à promoção no local de trabalho. Isso pode ser devido a diferentes causas. Por um lado, as mulheres são vistas principalmente como orientadas para a família e podem não concordar com horários e dias de trabalho mais longos. As mulheres também precisam de períodos mais longos de licença, principalmente a licença-maternidade, que pode levar mais de três meses na maioria dos estados. Portanto, é fácil escolher os homens mais voltados para a carreira ao considerar promoções.
Às vezes, é tão básico quanto a provisão de instalações no prédio de escritórios, como banheiros para homens e mulheres. Ter uma creche situada dentro de um prédio comercial também pode ser útil para os trabalhadores que precisam de algum lugar para trazer seus filhos durante o trabalho, independentemente de serem homens ou mulheres.
Realização de eventos regulares da empresa
A diversidade entre os sexos também pode ser uma questão de preferência sexual. A heterossexualidade é uma norma cultural e alguns locais de trabalho ainda têm preconceito contra a homossexualidade. Com o objetivo de quebrar as barreiras para as pessoas que praticam estilos de vida alternativos (incluindo orientação sexual), o local de trabalho deve tratar a todos com igualdade, incluindo aqueles que se envolveram em casamentos e relacionamentos do mesmo sexo. Isso inclui não apenas como os funcionários se relacionam, mas também como os benefícios, como seguro saúde, são fornecidos. Considerações raciais. A raça é outro grande fator no local de trabalho. Devido às diferenças culturais, pode ser fácil discriminar os trabalhadores que vêm de diferentes origens raciais. Embora a cor da pele de uma pessoa não seja realmente uma indicação de suas habilidades e aptidões, algumas pessoas ainda podem se contorcer com a ideia de trabalhar com pessoas que parecem diferentes. Uma maneira de minimizar situações estressantes como essas é realizar eventos regulares da empresa que incluam as famílias dos funcionários, como piqueniques nos fins de semana, passeios de verão e assim por diante. Isso ajudará a promover uma melhor camaradagem entre os funcionários, independentemente de origem e raça. Cultura e religião. Mesmo com discriminação racial sendo minimizado, às vezes é uma questão de cultura ou religião. Algumas crenças religiosas podem parecer estranhas ou tolas para aqueles que seguem outras crenças. Alguns exemplos seriam a aversão a certos alimentos ou a preferência por certos estilos de vestimenta. Algumas culturas também seguem dias diferentes de trabalho e férias. Por exemplo, enquanto o Natal é um dos feriados religiosos e seculares mais populares na Europa, outros feriados como Hanukkah, Eid e Kwanzaa também são observados na maioria dos locais de trabalho, em consideração àqueles que têm crenças diferentes.
É fato que as pessoas são diferentes e as empresas vão sair melhor se isso for aceito e se o ambiente de trabalho promover um ambiente onde todos sejam tratados com respeito e dignidade, levando em consideração as crenças, a formação e a situação de cada um.