O conselho acaba de promovê-lo como gerente da empresa. Agora você está encarregado de administrar a empresa - desde o financeiro até a produção e sua mão de obra. A tarefa mais difícil que você provavelmente terá que pega é supervisionar as pessoas, considerando que eles eram seus pares antes de conseguir a promoção. Se você acha realmente difícil supervisionar seus colegas agora que você é um gerente para eles, aqui estão algumas maneiras de ajudá-lo:
Pague a eles o que eles valem. Lembre-se de que pagar a mais aos seus funcionários é um investimento na pessoa e no futuro. Pague-os porque você quer que eles provem seu valor e pague muito bem se eles já se provaram. Dê ênfase aos benefícios que você está dando a eles e à importância de seus empregos. Ser generoso com seus funcionários, especialmente com seus colegas na área de benefícios indiretos, certamente os motivará a fazer seu trabalho com eficiência e eficácia.
Faça-os sentir que são importantes. Motive seus funcionários de forma positiva e negativa. Deixe-os receber crédito por coisas que realizaram direta e abertamente para seus colegas e para o mundo exterior. Mas, ao fazer isso, também é importante ensinar-lhes o "nós" da situação. Incentive-os continuamente a continuar vendendo a empresa e, ao mesmo tempo, receba o crédito por suas realizações específicas. Ao mesmo tempo, apontar suas pequenas deficiências e incentivá-los a patamares ainda maiores também é uma boa motivação para que continuem fazendo seu trabalho com sucesso.
Faça-os pensar por si próprios. Incentive todos os seus funcionários em todos os níveis a pensar por si mesmos, porque isso vai direto ao ponto final. Isso exige muita criatividade, porque você precisará fazer com que seus funcionários abordem um problema de forma que eles acreditem que não foi você que criaram as soluções. Dê ideias para que eles reflitam e façam perguntas para fazer com que sua energia criativa continue funcionando. Eles certamente desenvolverão sua iniciativa de pensar por si mesmos para resolver problemas desde o início.
Separe a vida no escritório da vida social. É melhor não fazer a socialização no escritório do que fazer. É absolutamente impossível para você se soltar com alguém uma noite e tentar ser completamente você mesmo no dia seguinte se tiver de repreender, despedir ou transferir essa pessoa. Deixe claro para seus funcionários que relacionamentos íntimos dentro de uma empresa abrem toda uma gama de problemas de confidencialidade para os funcionários envolvidos e para a empresa em geral.
Lidere pelo exemplo. Quem deve ser a pessoa mais fácil de trabalhar na empresa? A resposta é "você". Você pode ser muito exigente com seus executivos de gestão, mas é porque também é muito exigente consigo mesmo. Se você marcar uma reunião para as 17h, como líder, você deve chegar com 30 minutos de antecedência. Nunca, jamais, faça com que eles esperem por você ou diga algo que você não pode entregar porque, se o fizer, eles nunca o seguirão. Assim, você não exige de seus funcionários nada que não esteja exigindo de si mesmo.
Aí está - as cinco maneiras que podem ajudá-lo a supervisionar seus colegas com eficiência e sucesso. Você terá que pagá-los pelo que valem, fazer com que se sintam importantes, deixá-los pensar por si mesmos, enfatizar uma vida de escritório e ser um líder para eles sempre.