A Tecnologia da Informação (TI) é um ótimo campo para quem gosta de um trabalho criativo, desafiador e em constante mudança. Isso lhe dá a oportunidade de trabalhar em uma variedade de áreas. Finanças, saúde, alta tecnologia, entretenimento - você escolhe, existem empregos de TI na área. Seu melhor primeiro passo é fazer aulas de TI na especialidade de sua escolha; felizmente, essas aulas são fáceis de fazer online. Em muitos casos, você pode concluir programas completos de graduação em TI online.
Há também um número cada vez maior de empregos em TI, desde que você tenha seu primeiro emprego. Mas, ao contrário do que alguns pensam, conseguir o primeiro emprego exige mais do que saber HTML, ter seu próprio site ou até mesmo ser um mago de hardware. No entanto, se você seguir as etapas a seguir, estará bem preparado para iniciar uma grande carreira em TI.
Considere em que parte de TI você gostaria de trabalhar. Se você gostaria de trabalhar com animação por computador, então se preparar para sua carreira em TI aprendendo linguagens de computador voltadas para aplicativos de negócios não funcionará. Isso não significa que você precisa decidir o que quer fazer imediatamente. Se você não sabe, considere começar algumas aulas básicas de TI e veja o que você gosta. Isso pode surpreendê-lo - você pode ter um talento oculto para design gráfico, rede, hardware, redação técnica ou até mesmo gerenciamento de projetos. Mas, uma vez que você tenha uma noção geral de onde gostaria de ir com sua carreira em TI (pelo menos inicialmente), será muito mais fácil começar sua carreira.
Localize um bom programa e inscreva-se. A maioria dos empregos de TI hoje em dia exige pelo menos um diploma de bacharel em ciência da computação ou grau relacionado. Os empregadores querem que o candidato tenha uma formação sólida - não apenas que você montou um computador no porão. O passo 1 lhe dará uma noção melhor de qual escola estudar; se você estiver interessado em networking, mas a faculdade que você frequenta não oferece aulas de networking (ou não tem um programa forte), você não estará preparado. Tente encontrar uma lista de empresas que recrutam de um programa de ciência da computação de uma escola específica. Se você encontrar empresas para as quais gostaria de trabalhar, provavelmente é um bom programa para você.
Faça alguma rede (do tipo social). É bom obter contatos o mais cedo possível. Se a sua escola tem um Clube do Computador, junte-se a ele. É uma boa forma de conhecer os professores, e para eles te conhecerem. Em TI, os professores recebem ligações constantes de empregadores em busca de alunos talentosos para estágios ou empregos. Mesmo que você não seja o aluno mais talentoso, seu nome virá à mente se um professor o conhecer em um ambiente diferente da sala de aula padrão. Além disso, recrutadores e profissionais de TI costumam falar em clubes de computador. Tenha um currículo pronto, não importa o quão curto seja, e guarde os cartões de visita você recebe desses profissionais. Eles manterão seu currículo em arquivo e provavelmente ligarão para você de vez em quando para ver se há algo novo a acrescentar ao seu currículo ou se está pronto para uma entrevista de emprego.
Participar de grupos de usuários. Seguindo as linhas da Etapa 3, os grupos de usuários são reuniões realizadas para aqueles que têm interesse em aspectos semelhantes de TI. Os membros são ótimos contatos, pois muitas vezes sabem de outros empregos dentro de suas empresas ou de outras empresas que oferecem empregos na área. Você também terá os pés molhados no que diz respeito a como é trabalhar em diferentes aspectos da tecnologia - um grande passo se você ainda está tentando identificar seus interesses.
Consiga um estágio. A maioria das faculdades exige um estágio para se formar, mas você também pode conseguir um por conta própria. Pode não ser a remuneração que você receberia como funcionário, mas geralmente os estágios em TI são pagos. E com bastante frequência, se você se encaixar bem na empresa, eles lhe oferecerão uma posição de tempo integral após seu estágio. No mínimo, espero que você tenha uma referência disponível para o seu currículo.
Considere fazer um contrato de trabalho. Muitas empresas menores não precisam de uma equipe de TI em tempo integral, mas apenas de um banco de dados ou rede aqui e ali. Esta é uma ótima maneira de construir seu currículo. E, muitas vezes, esse é o tipo de trabalho que chama a atenção dos professores. Portanto, ao fazer um contrato de trabalho, você pode ter um currículo atraente quando terminar o curso.
Publique seu currículo em placas de empregos confiáveis.Sites populares de currículos como o Monster.com permitem que empregadores e recrutadores encontrem seu currículo e entrem em contato com você.
Fique atualizado com a tecnologia em seu campo. A TI está se movendo rapidamente. Se você não mantiver suas habilidades atualizadas, será eliminado do mercado. Veja se sua empresa possui um programa de reembolso de mensalidades e aproveite-o. Você pode não precisar de um diploma avançado, mas precisa se manter atualizado sobre as tecnologias que estão sendo implantadas em sua empresa (e empresas para as quais você pode querer trabalhar em outro momento) e se tornar hábil nelas.
As carreiras em TI são lucrativas, divertidas e flexíveis. O melhor de tudo é que você pode avançar rapidamente no campo se manter sua educação atualizada com cursos de TI online. Siga as etapas acima e você não apenas conseguirá um emprego em TI - você terá uma carreira em TI.
Dicas rápidas:
A maioria das carreiras em TI exige um diploma de ciência da computação (ou algo relacionado).
Faça conexões com outros alunos, professores, outros profissionais de TI e recrutadores.
Mantenha-se atualizado com as tecnologias em constante mudança.