Como solicitar uma carta comercial de recomendação?
Aaron Rezende
• 3 min de leitura
No currículo que você enviou ao seu empregador em potencial, você já pode ter incluído uma lista de nomes e informações de contato de algumas pessoas importantes como referências de seu personagem. Mesmo assim, você não deve esperar que o empregador em potencial ligue e fale com essas referências de personagens. Em vez disso, normalmente exigem que você envie cartas comerciais de recomendação.
Éticas de trabalho
Uma empresa geralmente pede a um funcionário potencial para enviar três cartas de recomendação e cabe a você protegê-las de seus ex-colegas, superiores e gerentes e outras pessoas que possam atestar sua ética de trabalho, conhecimento, experiência, pontos fortes e fracos também como conquistas. Para ficar do lado seguro, esforce-se para obter pelo menos cinco cartas comerciais de recomendação.
Aqui estão algumas dicas para obtê-los.
Faça uma lista de pessoas que você acha que podem lhe dar a melhor carta de recomendação. Você pode até optar por receber recomendações de pessoas com quem já trabalhou no mesmo tipo de trabalho, para que tenham um melhor entendimento do setor e possam escrever sobre suas habilidades e realizações na área. Uma carta de recomendação de um colega está bem, mas uma carta comercial de recomendação de um superior ou gerente terá mais peso, porque é considerada um sinal de que você foi notado e elogiado em seu trabalho anterior por sua ética de trabalho exemplar. Marque cada pessoa na lista até que você possa chegar a uma pequena lista de pessoas em potencial para abordar.
Entre em contato com as pessoas de sua lista e faça o possível para encontrá-las. Mostre a eles uma cópia do seu currículo e diga o motivo pelo qual você os procurou. Pergunte se eles estão dispostos a lhe dar uma carta de recomendação, o que essa carta significa para você e como ela influencia suas chances de ser contratado. Se estiverem de acordo, diga-lhes quando precisar da carta, como a carta deve ser entregue ao potencial empregador, dê-lhes o nome e endereço da empresa, o nome da pessoa a quem a carta deve ser endereçada e sua designação. Observe que alguns empregadores exigem que essas cartas comerciais de recomendação sejam enviadas a eles, enquanto outros exigem que você envie todas de uma vez. Eles devem ser escritos em papel timbrado da empresa do seu contato e dê-lhes tempo para prepararem a carta.
Se a pessoa a quem você perguntar não se sentir confortável em escrever uma carta comercial de recomendação, pergunte se você mesmo poderá redigir a carta e ele assiná-la.
Se essas cartas forem enviadas pelo correio, verifique com seu empregador potencial se eles as receberam após um longo tempo decorrido desde o momento em que você fez a solicitação, o prazo que você deu e o tempo que levará para a correspondência ser entregue.
Sempre agradeça as referências de personagens educadamente e pessoalmente quando o fizerem, pois pedir uma carta de recomendação é um grande favor.
Escolha qual pessoa abordar ao solicitar uma carta comercial de recomendação. Deve ser alguém que o conheça bem, que o valorize, frequentemente o elogie e trabalhe muito bem com você, para que possa escrever uma boa recomendação. Essas cartas podem apoiar a decisão final do empregador de contratá-lo.