Como superar uma avaliação negativa de desempenho no trabalho?
Dr. Alan Alexandre Ávila Jr.
• 4 min de leitura
Aqui estão algumas dicas que você pode seguir para superar uma avaliação de desempenho de trabalho negativa.
É muito difícil aceitar quando você recebe uma avaliação de desempenho no trabalho negativa, quando o tempo todo pensava que está dando tudo de si e fazendo tudo o que se espera de você no trabalho.
Avaliação negativa de desempenho no trabalho
Aceite a avaliação negativa de desempenho no trabalho depois de discuti-la com seu superior.
Para alguns, pode significar que a segurança no emprego está ameaçada; para alguns, pode ser um alerta. Uma avaliação de desempenho de trabalho é uma maneira de seu superior se encontrar e conversar com você e informá-lo sobre como seu desempenho de trabalho se compara ao padrão da empresa. Isso dá a eles a chance de informá-lo sobre os aspectos positivos e negativos de seu desempenho. O feedback negativo pode ser transformado em positivo quando você olha para ele objetivamente. Pode ajudá-lo a reavaliar e reprogramar suas capacidades para se tornar mais produtivo e eficaz na organização e, com sorte, obter mais remuneração. Aqui estão algumas dicas que você pode seguir para superar uma avaliação de desempenho de trabalho negativa.
Aceite a avaliação negativa de desempenho no trabalho depois de discuti-la com seu superior. Depois de um período em que se sentiu miserável e indigno, tome isso como um impulso positivo para empurrá-lo na direção certa. Quando você deixa que suas emoções dominem sua cabeça, sua reação imediata seria pensar que você não pertence à empresa e, portanto, deve pedir demissão. Se você levar isso de forma objetiva, seu pensamento estará centrado na ideia de que a empresa precisa de você e trabalhará para transformar os aspectos negativos em positivos, usando esses comentários como guia.
A sua aceitação por si só lhe renderá pontos positivos adicionais. Isso significa que você é um indivíduo maduro e profissional, e um pensador claro que é capaz de encontrar coisas positivas entre as negativas. Você é capaz de separar o lado emocional do lado profissional.
Lembre-se de que você só recebeu uma avaliação negativa. Você ainda está com a empresa. Você não foi convidado a renunciar nem recebeu uma carta de rescisão. Agradeça por isso e trabalhe mais para corrigir os erros que cometeu e que o levaram a receber uma avaliação de trabalho negativa. Isso significa que a empresa esperava muito de você e você não cumpriu o prometido e está lhe dando a chance de retificar.
Pense em todas as performances positivas que você fez no passado. Continuando com você na empresa, significa que você está realmente indo bem e apenas sofreu um pequeno contratempo durante o ano em curso e não durante todo o tempo de sua permanência na empresa.
Deixe seu superior saber que você entende de onde vem a empresa e se compromete a melhorar nessas áreas negativas. Converse com seu superior sobre o que deu errado. Seja factual e positivo sobre isso. Pergunte ao seu superior maneiras de melhorar, dê suas próprias ideias e veja como elas se alinham com o impulso da empresa.
Monitore seu progresso e converse sobre isso com seu superior. Uma revisão informal mensal será ideal. Isso dará a você e ao seu superior a chance de discutir o que você tem feito e avaliar se está no caminho certo.
Com a economia volátil, é muito difícil simplesmente sair e procurar outro bom emprego. Essa não é a atitude certa a ser demonstrada, especialmente quando você realmente gosta do seu trabalho atual, mas apenas teve um pequeno desvio em relação ao seu desempenho normal no trabalho. Avalie os comentários negativos e dê a si mesmo a chance de provar que foi realmente um revés temporário