A ética nos negócios envolve a capacidade de administrar uma empresa lucrativa e, ao mesmo tempo, levar em consideração os valores e a moral que sua empresa representa. Isso às vezes pode soar conflitante, porque a obtenção de lucro pode soar como o oposto de ser ético. No entanto, o importante a lembrar aqui é manter as coisas em equilíbrio. Ser ético não significa necessariamente distribuir coisas de graça, pois isso, na verdade, não é benéfico para a sociedade. Fazer negócios de maneira ética significa obter um lucro justo, ao mesmo tempo que fornece serviços úteis e benéficos e, ao mesmo tempo, dá às pessoas a chance de ganhar a vida.
Escolas e instituições de ensino superior geralmente oferecem cursos sobre ética nos negócios, e isso é particularmente útil para aqueles que estão se formando em administração e empreendedorismo. No entanto, existem outras maneiras de aprender a ética dos negócios. Você pode passar por vários programas de certificação. Você pode até aprender essas práticas recomendadas passando por estágios.
Escolaridade formal. A ética nos negócios é geralmente um conceito ensinado em cursos relacionados a negócios e gestão. Além de lucrar e administrar uma empresa, também é importante que os futuros líderes empresariais saibam ser socialmente responsáveis. No entanto, outros campos de estudo também incluem ética nos negócios em seu currículo, como filosofia, estudos internacionais, recursos humanos e até mesmo meios de comunicação de massa. Isso porque a ética, em geral, deve ser um conceito aplicado em qualquer profissão ou comércio.
Estágios. Outra forma de aprender ética, principalmente em negócios e negócios especializados, é o aprendizado. Alguns negócios, especialmente aqueles que envolvem trabalho artístico e artesanal, não são ensinados por meio da escolaridade formal, mas pela prática. Isso leva anos para aprender e geralmente é preciso estudar com um mestre ou praticante muito experiente. Junto com as habilidades do comércio, um aprendiz geralmente também aprende como lidar com o comércio de maneira justa.
Consultas às partes interessadas. Outra maneira de mergulhar mais profundamente na ética de qualquer empresa é conduzindo consultas regulares com as partes interessadas em questão. Por partes interessadas, queremos dizer todos os envolvidos no negócio, projeto ou qualquer atividade. Isso inclui a gestão, trabalhadores, até mesmo os clientes e clientes. Discussão e feedback regulares ajudam a garantir que você está tratando a todos com justiça e justiça, e que não está pisando no pé de ninguém apenas para ter lucro.
Siga a lei e os princípios prescritos. Outro aspecto da ética empresarial são os fundamentos mais formais que geralmente são estabelecidos pela lei e pelos princípios contábeis geralmente aceitos. Nos últimos anos, tornou-se um grande problema que as empresas às vezes aumentem o valor de suas ações ou façam negociações com base em informações privilegiadas. Os princípios de contabilidade e auditoria existem para evitar que administradores ou investidores inescrupulosos enganem seu caminho para a riqueza às custas de todos os outros. Portanto, se você dirige uma empresa de capital aberto, precisa aprender a obedecer a eles e realizar auditorias regulares com firmas de contabilidade ou pessoal capacitado.
A responsabilidade social vem com qualquer atividade empresarial. E, como proprietário ou gerente de uma empresa, depende de você garantir que sua empresa esteja de acordo com esses padrões éticos e legais e que você esteja sendo justo com todos os envolvidos.