A ética empresarial não se limita à prática de um negócio pelos proprietários. Inclui a ética nos negócios conforme aplicada às políticas da empresa.
Corte apenas os cantos
Qual a importância da ética nos negócios? Claramente, a importância de operar uma empresa com ética, em oposição a empregar práticas menos do que estelares, é comprovada pela enorme perda atual de confiança pública em relação a várias grandes corporações dos EUA. Em última análise, é importante usar a ética empresarial como base para a operação diária dos negócios, sem questionamentos ou reservas. Em empresas onde esse não é o caso, a primeira linha de perda de confiança é com os funcionários. Sempre que os empregadores procuram cortar custos apenas com o propósito de ganho pessoal, a confiança dos funcionários em seus empregadores começa a se desgastar, causando um sentimento de desrespeito e também de desconfiança. Isso resulta em falta de ética nos negócios dos funcionários. Geralmente, um segue o outro em uma situação de negócios. Os padrões de ética nos negócios são simples e sem amarras:Pratique negócios com integridade e um profundo respeito pelos direitos dos outros, sejam eles funcionários, parceiros de negócios e associados ou clientes.
Aproveitando as lacunas
Muitas vezes, quando uma única lacuna pode ser encontrada em qualquer contrato ou operação comercial, o proprietário da empresa acredita que está apenas aproveitando uma vantagem inesperada do negócio. Nenhuma erosão da ética empresarial é vista no aproveitamento de uma brecha inesperada. Quando esses tipos de brechas fazem parte do dia a dia dos negócios, os principais envolvidos acreditam que estão apenas aproveitando uma oportunidade, quando, na verdade, estão simplesmente aproveitando. Fazer isso com muita frequência começa a impactar a ética comercial de uma empresa, até que se torne confusa, vaga ou insignificante. O que resulta é um atoleiro de brechas que se conectam em um fluxo constante de "vantagens", talvez não pretendidas originalmente.
Como a proverbial teia de aranha, o empresário começa a se prender na ilusão de que as brechas não têm consequências. Para cada brecha que um exploits, há uma reação - isso pode se expandir até que você veja um efeito cascata em toda a empresa. Os proprietários de negócios mais inteligentes muitas vezes esquecem que nada é grátis; a política de exploração de situações de moralidade questionável tem um preço alto. Assim que uma empresa começa a deixar de usar a ética empresarial, os funcionários a recebem com falta de motivação e produtividade, além de desonestidade.
Ética de negócios
Estabelece o uso da ética empresarial
Estabeleça a política da empresa. Forneça cópias da política a todos os funcionários. A política não é um mandato; é um contrato mútuo a ser seguido pelo empregador e pelos empregados. Definir a política da empresa ajuda a evitar dificuldades futuras que possam surgir nas relações comerciais. Você pode aprender como definir essas políticas fazendo um curso online sobre ética nos negócios.