A realização de pesquisas de graduação pode enriquecer sua educação e, ao mesmo tempo, fornecer experiências e habilidades valiosas. Se você estiver interessado em concluir seu próprio projeto de pesquisa, existem alguns passos básicos que você deve seguir.
Escolha um assunto de pesquisa. Para obter o máximo de uma experiência de pesquisa de graduação, você precisa encontrar um tópico no qual esteja realmente interessado. Que perguntas atormentam sua mente? O que você gostaria de explorar em profundidade? Quer o assunto seja literatura transcendental ou os padrões de migração das borboletas, encontrar um assunto que seja pessoalmente atraente o ajudará a se manter dedicado à tarefa.
Crie um plano. Se você estiver se candidatando a uma bolsa ou crédito de estudo independente, talvez já tenha que criar uma proposta de pesquisa, mas deve abordar qualquer projeto de pesquisa com um plano cuidadosamente considerado. Isso não quer dizer que suas metodologias de pesquisa ou mesmo suas hipóteses básicas não mudarão ao longo do projeto, mas as descobertas bem-sucedidas vêm de pesquisas bem preparadas.
Certifique-se de estar ciente de todos os regulamentos que sua faculdade impõe à pesquisa. Pode ser necessário contratar um conselheiro docente. A maioria das instituições exige que você preencha formulários especiais se estiver usando humanos em sua pesquisa, mesmo que eles estejam apenas preenchendo um questionário. Esteja ciente dessas regras com antecedência para evitar surpresas desagradáveis no meio de sua pesquisa.
Encontre financiamento. Os custos de realização de pesquisas variam amplamente, dependendo do assunto. A pesquisa científica é facilmente a mais cara, desde a compra de tubos de ensaio e produtos químicos até o pagamento pelo uso de máquinas altamente especializadas. Ainda assim, a pesquisa em tópicos históricos ou literários pode ter um preço alto se você tiver que pagar para acessar e fotocopiar materiais raros ou viajar para outro estado para pesquisa em primeira mão.
Ao procurar financiamento, você deve primeiro consultar as fontes em seu próprio departamento e universidade. Eles podem permitir que você use o material da universidade ou um fundo geral de pesquisa. Se você é membro de um programa de honras, eles também costumam fornecer fundos para encorajar alunos ambiciosos em seus empreendimentos acadêmicos. Fora de sua faculdade, algumas bolsas e programas de subsídios são projetados para apoiar projetos de pesquisa de alunos. Visite os sites de organizações dedicadas ao seu tópico de pesquisa e pesquise bancos de dados de bolsas de estudo como o Fastweb para ver as possibilidades.
Permaneça na faixa. A pesquisa independente requer dedicação e perseverança. Se você for vítima da procrastinação, não haverá maneira de completar um semestre de testes de laboratório em um único fim de semana desesperador. Mesmo que sua pesquisa não esteja rendendo crédito, trate-a como uma aula com tarefas contínuas e prazos. Se você tiver uma orientadora acadêmica, ela também pode ajudá-lo a se manter concentrado.
Quando você ficar frustrado com sua pesquisa ou se sentir tentado a ignorar seu trabalho em favor de prazos mais urgentes, lembre-se de sua inspiração para concluir a pesquisa em primeiro lugar. Quer você deseje curar o câncer ou aumentar o registro histórico, vale a pena dedicar seu tempo a esse objetivo, mesmo que isso signifique algumas noites até tarde.
Procure maneiras de ganhar crédito e reconhecimento. Certamente, os pesquisadores seguem seus estudos na esperança de obter conhecimento e compreensão, mas é sempre bom ganhar algo pelo seu trabalho. Se você está interessado em receber crédito por seu trabalho de pesquisa, deve procurar opções de estudos independentes e cursos de teses em sua faculdade. Você pode cuidar dos requisitos para a sua especialização, pelo menos alguns créditos eletivos, enquanto conclui sua pesquisa. No entanto, as opções de estudo independente podem estar disponíveis apenas para alunos do primeiro ou último ano.
Normalmente solicite propostas
Depois de concluir sua pesquisa, você desejará compartilhá-la com o mundo. Verifique se sua universidade hospeda um simpósio de pesquisa para estudantes, ou se ainda não existe, seja o primeiro a divulgar a ideia. Se houver conferências estaduais e nacionais em sua área, normalmente solicitam propostas de quem deseja apresentar trabalhos e pôsteres no evento. Se você se sente especialmente ambicioso, envie suas descobertas para publicação em um jornal acadêmico.