Freqüentemente, quando nos preparamos para fazer algo, não ficamos felizes em fazê-lo. Não importa o quanto tentemos, a tarefa parece difícil, chata ou as duas coisas. Aqui está como ficar motivado.
- Decida por que você deseja fazer isso. Ninguém realmente faz algo porque "deveria". Esta é apenas a nossa maneira de culpar algum sistema externo desconhecido por nos forçar a fazer isso. Encontre a razão honesta para fazer a tarefa. aqui estão alguns exemplos:
- Para manter meu emprego (levante a mão se for o caso).
- Para manter meu parceiro feliz.
- Para desfrutar de mais um sucesso.
- Para poder se gabar disso mais tarde.
- ... e assim por diante.
- Enfrente seus medos. O outro lado, é claro, é o que o impede de realizar a tarefa em questão. Mais uma vez, é fácil culpar sua falta de conhecimento ou falta de tempo ou recursos, mas se você cavar fundo, poderá descobrir que esses medos são o que o bloqueiam:
- Tenho medo de fazer um trabalho menos que perfeito.
- Não sei o suficiente e tenho medo de perguntar.
- Tenho medo do que vem após a conclusão, que é o feedback do meu gerente.
- Tenho medo de concluir a tarefa muito rapidamente e não tenho certeza do que fazer a seguir, mas não quero ser visto como uma perda de tempo.
- ... e assim por diante.
- Comece a fazer algo. Agora que você está ciente de suas emoções, é hora de começar a se mover. O bom de fazer algo é que sua situação muda e, com ela, seu ponto de vista. Depois de começar, você também será encorajado pelo seu progresso e isso o manterá avançando ainda mais. Experimente estes primeiros passos:
- Procure coisas na web.
- Pegue uma folha de papel em branco e simplesmente anote os requisitos com suas próprias palavras.
- Divida a tarefa em pedaços menores.
- Crie um novo documento e digite os títulos nele.
- Vá até o espelho mais próximo, certifique-se de que ninguém está olhando para você e sorria para si mesmo!
- Escolha uma recompensa. Isso é especialmente bom se a etapa 1 não gerou uma lista muito longa. Escolha algo divertido que você possa fazer ou algo que você possa comprar e decidir fazer ou dar a si mesmo depois de terminar.
Para situações mais específicas, reserve uma sessão com um bom treinador de vida.